Teoria do Espelho
A teoria do espelho no jornalismo talvez seja uma das mais polêmicas, pois relata como deve ser a postura do profissional de comunicação. O jornalista segundo essa teoria tem que passar para as pessoas somente o que vê como se fosse um espelho que só reflete a realidade. Essa visão ganhou seu bordão com uma declaração de um correspondente da Associated Press, em 1856: "O meu trabalho é comunicar os fatos: as minhas instruções não permitem qualquer tipo de comentário sobre os fatos, sejam eles quais forem".
As controvérsias sobre o assunto são muitas além da bagagem que o profissional já carrega como as experiências anteriores e a até as do dia a dia nas redações tem a questão da veracidade dos fatos que só pode ser confirmado após serem ouvidas todas as fontes. O problema é que mesmo tentando ser imparcial na hora de escrever o jornalista já possui uma opinião clara sobre o assunto e seus interesses mesmo que subentendidos são citados desde a hora da apuração dos fatos.
Uma foto, por exemplo, pode ter sua imagem interpretada de várias formas por cada pessoa que a recebe. Esse é outro problema, pois mesmo que o profissional tente passar uma mensagem que está clara para ele o telespectador, leitor ou ouvinte pode entender de outra. O mais importante é o profissional de comunicação ter consciência da sua real função na sociedade que é manter a população informada com os fatos mais verídicos possíveis.
Referências:
http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=893
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