terça-feira, 12 de maio de 2009

Reflexo Distorcido

A teoria do espelho baseia-se na idéia de que as notícias devem refletir aquilo que acontece na sociedade. A sociedade seria refletida por um grande espelho, e a função do jornalista seria trazer estas informações da forma como ele as enxerga. Mesmo quando a imagem está embaçada.

Com esta imagem embaçada, vem também uma distorção na função do jornalista. Ele não conseguirá entender o que esta sendo refletido, automaticamente, as informações chegam ao povo de forma alterada. Levando-se em conta que a teoria do espelho é uma das mais criticadas por dar margem para a subjetividade, e isso é confirmado pela certeza de interesses ligados a outros poderes.

Um interesse gera uma imagem. Uma imagem gera uma idéia. Uma idéia uma notícia. E, uma notícia influencia a vida de milhões de pessoas. Por esta razão, a teoria do espelho esta ligada a do gatekeeper, e da agenda-setting. Cada uma é influenciada por interesses, levando assim a uma influencia constante nos meios de comunicação, que determinarão quais notícias serão divulgadas, e finalmente, aquilo que estará nas rodas de conversa da sociedade em geral. Desta forma, o reflexo se distorce a medida que o espelho se distância da verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário