terça-feira, 5 de maio de 2009

Teoria do Gatekeeper

A teoria do gatekeeper é um ícone teórico na área do jornalismo. Constatamos isso, ao estudar novamente o que já foi visto em disciplinas nos outros semestres, entretanto sua importância continua sendo a mesma, tanto que já foi questão de perguntas em grandes concursos entre estudantes, ao premiar quem saberia responder o que seria esta teoria.
Ela trata da seleção de noticias feita pelos jornalistas e editores. Gatekeeper significa, originalmente, o porteiro, que abre e fecha a porta para as pessoas, no caso do jornalismo, para as noticias. As mais interessantes , alguns detalhes, as pautas são publicadas conforme o pensamento do jornalista, editor e chefe de redação, enquanto outras são esquecidas.
O criador desta teoria, David Manning White, a insere no contexto mais utilizado: o local de trabalho do jornalista, afinal as notícias são publicadas conforme o interesse da instituição para qual se trabalha.
Todos sabem que um jornalista não pode ir contra a linha editorial de sua empresa, sendo ela político partidária, ou não, e quem for contra, corre sérios risco a perder a função exercida no jornal.Finalmente, a teoria mostra que toda noticia é apenas uma versão dos fatos, mas não a versão definitiva dos fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário