terça-feira, 26 de maio de 2009

Agendamento Setting

Os meios de comunicação antes de veicular qualquer informação selecionam os assuntos, seja pelo foco, seja pelo tempo de programação. A verdade é que a maioria das mídias jornalísticas seguem ou deveriam seguir os critérios de noticiabilidade com intuito de delimitar os assuntos a serem abordados. Travancas (1992), define a importância da imprensa nesta seleção. “(...) a imprensa é a vista da Nação. Através dela a sociedade acompanha o que se passa, devassa o que é ocultado, percebe as tramas que se desenvolvem e se acautela contra o que a ameaça”.

Desta forma, a mídia jornalística tem influência direta sobre todo assunto que é discutido ou não pelo público. Esta teoria ainda pode ser dividida em três partes, agenda publica e agenda de políticas públicas

O Agenda-Setting é o estudo sobre o efeito dos meios de comunicação. Surgiu nos anos 70 com intuito de estudar a influência das informações publicadas pela mídia jornalística. Apesar de não terem conduzido a pesquisa, dois principais pesquisadores precursores da teoria são McCombs e Shaw. "... um tipo de efeito social da mídia. É a hipótese segundo a qual a mídia, pela seleção, disposição e incidência de suas notícias, vem determinar os temas sobre os quais o público falará e discutirá" (BARROS FILHO, 2001, p. 169). Após vários séculos de estudos, verificou-se que a partir das noticias lançadas o público cria uma agenda, e durante um período de tempo (dias, semana ou meses) essas informações serão discutidas, assim, a organização e a seleção dos assuntos passam a ser de suma importância no cotidiano dos jornalistas.

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