terça-feira, 19 de maio de 2009

Notícia Adaptada

O jornalista conforma-se. É isto que acontece com o jornalista depois de ingressar no mundo das redações jornalísticas. Toda uma gama de crenças e ideologias que ele acreditava perde-se em meio a inúmeras normas e sanções editoriais. O medo de ver suas matérias sendo eliminadas, faz com que o profissional de comunicação se conforme com as regras das instituições.

Sempre existiu um sentimento de admiração entre os profissionais de comunicação, e isso cria também um estreitamento das relações, culminando em um par de mãos atadas em relação a liberdade de escrever e pensar. Outro ponto importante, é que os jornalistas se apaixonam por seu próprio trabalho e por si próprios. Então, a notícia sofre uma adaptação profunda em seu sentido, ela torna-se uma organização particular.

Um jornalista neutralizado cria uma notícia adaptada. Um jornalista engessado engessa toda uma sociedade. Quando a notícia foi adaptada, se perdeu aquilo que o jornalismo possuía de mais belo e significativo: o compromisso com a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário