terça-feira, 12 de maio de 2009

Teoria do Espelho

A teoria do espelho expressa por Nelson Traquina emite uma espécie de manual da boa prática do jornalismo. A busca da verdade e o simples relato dos fatos. Na luta diária contra as forças que procuram omitir a realidade por determinados interesses pessoais, ou de certos grupos, o agente do jornalismo que segue a teoria, deve observar o que acontece e informar com honestidade e equilibrio. As notícias são produtos consumidos por todas as classes que necessitam ser informadas.

O papel do jornalista é divulgar os fatos conforme a coleta de infomações das fontes. Chegar o mais próximo da verdade. Para isso é preciso separar as opiniões dos fatos. Menos assim alguns fatos não são merecedores de confiança, quando divulgados por assessores de impresa. Esse profissionais preservam a imagens e não a verdade dos fatos.

A legitimidade e credibilidade das notícias são os principios que enaltecem a profissão do jornalista. Aqui não deve haver ficção. A invenção e a mentira são as violações das mais elementares regras jornalisticas. Que tem a tarefa de divulgar os fatos necessita levar o conteúdo noticioso como um fator determinante em sua carreira. Os jornalistas que seguem a teoria do espelho, devem recolher as informações e relatar os fatos, sendo simplesmente os mediadores que produzem os acontecimentos na notícia.

Henrique Zanotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário