terça-feira, 26 de maio de 2009

Agendando o Futuro

Agendar tudo aquilo que fará parte da vida cotidiana dos cidadãos. Este é o papel da agenda-setting e também do jornalista. Isso muitas vezes se deve aos interesses políticos e econômicos que movem a sociedade moderna. Forças políticas influenciam o trabalho dos jornalistas de forma contundente, ao colocarem certos assuntos como prioridades de suas reuniões internacionais. Tudo será moldado pelo capitalismo e sua vontade de expansão.

Muitos assuntos aparecem constantemente nos meios de comunicação e logo desaparecem, para darem espaço há outros mais importantes naquele momento. Isso se deve, porque no capitalismo predatório não existe espaço para manter as coisas em certo estado. Sua fome nunca pode ser satisfeita, apenas devorando tudo à sua frente a fera pode ser acalmada. Por esta razão, o alimento que sustenta a fera global deve estar sempre no topo das pautas jornalísticas.

O futuro se molda através da vontade da máquina do estado. Todas as nossas conversas, interesses, medos e preocupações passam pela agenda-setting. Sem nos darmos conta, disseram o que era para saber e a forma de se comportar em relação a tudo o que faz parte de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário