Partindo das idéias de Jorge Pedro Souza, Pierre Bourdieu e Felipe Pena, a teoria organizacional está muito relacionada ao conceito “empresa” no jornalismo.
O conceito de que visa passar ao jornalista de que ele é subordinado á empresa onde trabalha, tendo que seguir idéias, modos de se expressão, e de agir de acordo com os princípios de onde ele está inserido, ele não trabalha sozinho, e não dita as regras de seu próprio trabalho, do qual assina e tem responsabilidade sobre ele.
A teoria Organizacional também nos revela que a empresa jornalística – assim como qualquer outra – é baseada no lucro interno. Há de se produzir notícias que agradem ou despertem interesse de alguma forma na maioria da população para que haja maior ibope. Tendo maior ibope, há mais circulação e conseqüentemente também mais anunciantes querendo postar seu serviço/produto.
Com essa teoria nos vemos em desacordo com o senso comum que diz que o jornalista escreve para o povo, o que o povo quer e como ele quer. O que é desmentido, pois como já falado anteriormente, ele não trabalha de acordo com suas vontades, muitas vezes há também até um desvirtuamento de valores, obrigatoriamente. Mas, muitas vezes, em um mundo tão competitivo vale até vender a alma...
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