terça-feira, 26 de maio de 2009

Agenda setting

O agendamento das pautas pelos meios de comunicação é denominado agenda setting. Os meios de comunicação selecionam as pautas que serão veiculadas diariamente e que noticias são do interesse do público.

Esse agendamento acontece porque além do enorme número de acontecimentos no mundo nem tudo é de interesse do público. Os meios de comunicação precisam de ibope e se uma noticia não é acessada ou lida é como se o fato não tivesse acontecido.

As matérias que são veiculadas vão determinar o que a população ou melhor os leitores, telespectadores e ouvintes irão discutir no dia seguinte. Por isso essa seleção pode acontecer através do interesses de cada veiculo que direcionam o material coletado e divulgado.


A função de agendamento é um processo de três níveis
Media Agenda (Agenda Midiática) - questões discutidas na mídia
Public Agenda (Agenda Pública ou da Sociedade Civil) - questões discutidas e pessoalmente relevantes para o público
Policy Agenda (Agenda de Políticas Públicas) - questões que gestores públicos consideram importantes
Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Agendamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário