Consiste em organizar instituição de comunicação.Nesta teoria, os autores, Pierre Bourdieu, Felipe Pena, e Jorge Pedro Souza,explicam alguns fatores que levam ao constrangimento organizacional. Um deles éa falta de livre arbítrio dentro das redações jornalísticas. Essa situação acontece em razões econômicas das instituições e empresas.Reportagens que não estão de acordo com a linha editorial do veículo edesalinhadas com o departamento comercial, não são veiculadas , obrigando ojornalista a desenvolver outra.A teoria organizacional defende também que cada pessoa tem seu papel dentro dasredações jornalísticas. Todos devem saber qual a sua função, respeitá-la, seminvadir o espaço de outras pessoas. Um redator nunca poderá, por mais que queirapassar por cima do editor-chefe. O primeiro a trabalhar com essa teoria foi Breed. O sociólogonorte-americano observa que os constrangimentos organizacionais têm umpapel importante sobre a atividade profissional do jornalista.Breed identifica seis fatores que promovem o conformismo com a políticaeditorial da empresa: a autoridade institucional e as sanções, os sentimentos deestima e obrigação para com os superiores, as aspirações de mobilidade, aausência de grupos em conflito, o prazer da atividade e as notícias como valor.Essa teoria procura mostrar como o trabalho jornalístico é influenciado pelosmeios de que as organizações jornalísticas dispõem. Assim, essa teoria apontapara a importância do fator econômico na atividade jornalística.Todas as empresas privadas jornalísticas vêem o jornalismo como um negócio. Asreceitas provêm basicamente das vendas e da publicidade. O espaço ocupado pelapublicidade acaba intervindo na produção do produto jornalístico. Na televisão,por exemplo, a publicidade impõe sobretudo a lógica das audiências: maisaudiência, mais receita.Dessa forma, o conteúdo do noticiário televisivo, de uma forma ou de outra,acaba sendo influenciado pela dimensão econômica: são incluídos fatos no jornalque teoricamente devem atrair uma maior audiência.A busca do lucro tem levado as empresas jornalísticas ao crescente uso decritérios econômicos para definir o que é notícia. A lógica é vender brinquedos,vídeos, etc., e não informar.Por causa dos custos e da lógica do lucro, o trabalho jornalístico acaba sendosubmetido a constrangimentos em função do orçamento da empresa. A dimensãoeconômica enfatiza a percepção da notícia como um produto que deve ser inseridona relação entre produtor e cliente e satisfazer as exigências do cliente.
terça-feira, 19 de maio de 2009
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