quarta-feira, 6 de maio de 2009

Teoria de Gatekeeper – Selecionando a pauta

O principal desafio do profissional da comunicação é escolher o que deve ser publicado.
Em meio a tantas informações e o surgimento diário de novos veículos, surge a seguinte questão na vida o jornalista: “O que deve virar notícia?”.
Levando sempre em conta a audiência e a credibilidade dos fatos, cada notícia deve ser analisada muito bem antes de veiculada.

A teoria de Gatekeeper (Guardião do Portão) trata exatamente disto, a seleção de pautas por parte do profissional de comunicação. Por se tratar de um tema delicado, a ética profissional tem grande valor nesta situação. Sempre visando o seu público alvo, a informação deve ser repassada a ele da maneira mais completa possível, apresentando sempre todos os lados da informação.

Conhecendo o cliente (ouvinte, leitor ou telespectador) o comunicador deve então ter o felling do que mais vai interessá-lo saber no momento. Tendo em vista que tudo pode virar notícia dependendo da maneira que é publicada, o profissional tem o poder de optar por usar ou não certas pautas. Existe ainda o caso de acontecimentos de grande interesse popular que são praticamente “obrigatórios” virar matéria por que, nesse caso, o veículo que não o fizer vai ficar para trás.

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