terça-feira, 12 de maio de 2009

A Teoria da Verdade

A teoria do espelho surgiu nos Estados Unidos, durante o século XIX. O ideal desta teoria é retratar as noticias como elas são.

Nesse ponto de vista o jornalismo é influenciado pela fotografia. O jornalista deveria ser como o fotografo simplesmente retratar a realidade de maneira como ela se apresenta, sem qualquer intervenção subjetiva.

Essa visão ganhou seu bordão com uma declaração de um correspondente da Associated Press, em 1856: "O meu trabalho é comunicar os fatos: as minhas instruções não permitem qualquer tipo de comentário sobre os fatos, sejam eles quais forem”. Este é o profissional que deveria habitar as redações, pessoas que estão comprometidas a mostrar o que estão vendo, sem modificar o fato por exigência do veículo de comunicação, pelo editor ou ao seu favorecimento.

A teoria do espelho esta presente nos manuais de redação e nas regras de conduta dos jornais. Parte-se do princípio de que seguir as regras do bom jornalismo (escrever a matéria de forma impessoal, ouvir os dois lados da questão) era garantia de se ter um retrato fiel da realidade.

Referência:
http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=893

Nenhum comentário:

Postar um comentário