A Teoria de Gatekeeper nada mais é do que o estudo e concentração da atenção sobre as mensagens que mídia veicula e seus efeitos sobre a população. Como comunicadores temos que ter a ciência de que fazemos um trabalho para muitas pessoas avaliarem e se basearem. São muitas vezes os comunicadores os responsáveis pela formação de opinião de uma sociedade- embora muitos sistemas ainda não queiram admitir isso- suas discussões ou até mesmo o que a pessoas irão comentar em uma roda de conversa.
Para isso é preciso acima de tudo, consciência. Consciência da responsabilidade que têm com esse público, cada vez mais sedento por informação rápida e precisa e exigente com a comunicação que recebe dos meios em geral. Para atender todas essas necessidades, temos que dar ênfase no processo de seleção, produção e divulgação das informações.
Quais os critérios que são utilizados para que uma notícia veicule ou não, quem decide isso? Essas questões são de extrema importância para uma comunicação de qualidade, devemos de rever as necessidades de nosso público. Fala- se muito no sensacionalismo exacerbado nos meios, mas quem é o responsável por isso? O público? Que quando vê uma manchete com fotos de pessoas acidentadas, compram com mais entusiasmo e curiosidade o jornal? Ou estamos todos nós, condicionados a viver sob as idéias de outras pessoas? Temos a informação manipulada por alguém sem muitos escrúpulos. Se este for o caso acredito que não terá esse método um futuro muito próspero. Vivemos no mundo onde a globalização e os métodos de passar uma informação á diante é instantâneo, você só lê ou assiste aquilo que deseja e não precisa mais conviver com as idéias da qual não acredita.
A produção da informação também é de suma importância. De que ainda uma ótima pauta, se a maneira da qual a notícia é produzida não tenha o impacto e o retorno que merece. Para isso são necessários profissionais não somente capacitados, mas também com a sensibilidade para a percepção de uma boa pauta.
E por fim, para fechar um trabalho que na teoria depois de se discutir todos esses pontos seria de qualidade, há a divulgação dessas informações. Como ela será divulgada, para quem e em que momento essa informação será melhor noticiada.
Com esses critérios muito bem desenvolvidos num profissional da comunicação, com certeza a mídia em geral será muito bem equiparada para os novos desafios de público e meios.
Para isso é preciso acima de tudo, consciência. Consciência da responsabilidade que têm com esse público, cada vez mais sedento por informação rápida e precisa e exigente com a comunicação que recebe dos meios em geral. Para atender todas essas necessidades, temos que dar ênfase no processo de seleção, produção e divulgação das informações.
Quais os critérios que são utilizados para que uma notícia veicule ou não, quem decide isso? Essas questões são de extrema importância para uma comunicação de qualidade, devemos de rever as necessidades de nosso público. Fala- se muito no sensacionalismo exacerbado nos meios, mas quem é o responsável por isso? O público? Que quando vê uma manchete com fotos de pessoas acidentadas, compram com mais entusiasmo e curiosidade o jornal? Ou estamos todos nós, condicionados a viver sob as idéias de outras pessoas? Temos a informação manipulada por alguém sem muitos escrúpulos. Se este for o caso acredito que não terá esse método um futuro muito próspero. Vivemos no mundo onde a globalização e os métodos de passar uma informação á diante é instantâneo, você só lê ou assiste aquilo que deseja e não precisa mais conviver com as idéias da qual não acredita.
A produção da informação também é de suma importância. De que ainda uma ótima pauta, se a maneira da qual a notícia é produzida não tenha o impacto e o retorno que merece. Para isso são necessários profissionais não somente capacitados, mas também com a sensibilidade para a percepção de uma boa pauta.
E por fim, para fechar um trabalho que na teoria depois de se discutir todos esses pontos seria de qualidade, há a divulgação dessas informações. Como ela será divulgada, para quem e em que momento essa informação será melhor noticiada.
Com esses critérios muito bem desenvolvidos num profissional da comunicação, com certeza a mídia em geral será muito bem equiparada para os novos desafios de público e meios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário