terça-feira, 19 de maio de 2009

Pensei, pensei... mas não cheguei a um título

"O jornalista se conforma com as normas editoriais da política editorial da organização". Ao que me parece, Nelson Traquina não poderia ser mais objetivo sobre a teoria organizacional através desta citação. É ela quem indica ao que o profissional do jornalismo propõe: seguir as regras que imperam em seu ambiente de trabalho. Exemplos disso não faltam. Vamos ver alguns.

Para que existem os Manuais de Redação? Ferramenta indispensável (e disciplinadora) de um Jornal, o Manual de Redação estabelece leis na forma escrita. Imagine o jornalista que sonha em ser escritor fazendo uma matéria policial como se fosse Capote. Ou imagine, então, o que sonha ser poeta e escreve uma matéria de Lazer inspirado em Leminski. Pois é: o Manual serve para apagar estes sonhos. Mas, ele não é um sujeitinho tão ruim assim, não. Talvez apenas a tia braba de avental que não nos permite colocar os pés sobre o sofá.

Outra, essa mais curtinha: pautas a serem cumpridas e publicadas. É inegável a presença de interesses econômicos quando estamos falando sobre empresas. Condicionadas a estarem dentro da linha editorial que o jornal propõe, a transformação de pautas em matérias concretiza o que o jornal pode ter de melhor produto: a notícia. Assim, ela é vendida, comercializada e lida.

E não se espante se um novo carro da Fiat, total flex, estiver ao lado de uma matéria sobre o aumento da gasolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário