terça-feira, 5 de maio de 2009

Guardiões da Verdade

Escolher aquilo que vai chegar aos cidadãos é a função destes guardiões. Determinar através de sua concepção de mundo, e de seus valores morais e éticos, aquilo que chegará ao público e mudará o rumo dos acontecimentos, é a função dos “gatekeepers”. Pode parecer pouco, mas requer um comprometimento com a sociedade e a verdade. Eles não podem dar-se ao luxo de errarem nestas escolhas. Precisam entender que suas informações moldarão a vida de milhares de indivíduos, e criarão os critérios de noticiabilidade que determinaram o que é notícia daquilo que não é.

Muitos fatores atrapalham os guardiões das notícias, e uma delas é o fator tempo. Eles precisam correr contra o tempo, o que limita seu poder de escolha e seleção. Não podendo analisar as informações da melhor maneira possível, corre-se o risco de alguns fatos serem negligenciados. Em se tratando de uma empresa que necessita de lucros (principalmente vindos da publicidade), o trabalho dos guardiões da notícia muitas vezes pode ser colocado em segundo plano. Pesa menos na balança.

Guardar consigo a verdade, pode ser algo desafiador. É preciso enfrentar valores enraizados, que muitas vezes podem colocar tanto o emprego como o pescoço a prêmio. Porém, a verdade precisa viver junto com a população, mesmo que muitas vezes seja de forma hipócrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário