terça-feira, 5 de maio de 2009

Filtro das notícias: Gatekeeper

A teoria do Gatekeeper, surgiu no campo da psicologia, quando um pesquisador resolveu estudar hábitos alimentares de uma família, selecionando o que era certo ou errado, por meados dos anos 47.

Em 50, a teoria foi adaptada ao jornalismo numa análise de David Manning White, através de uma pesquisa realizado num jornal, quando avaliou de que forma as notícias são filtradas e escolhidas. Acompanhou durante uma semana o processo de escolha de notícias num jornal médio norte-americano. Essa pesquisa levou em consideração alguns fatores, além da falta de espaço do veículo de comunicação, não utilizou métodos específicos- estes critérios de noticiabilidade que hoje existem- interesse, espaço, tudo isso influenciou.

Num veículo a linha editorial também é muito relevante, exerce um papel muito importante na seleção e publicação da notícia.

Podemos dizer que o jornalista e o editor são gatekeepers, um porteiro, que deixa ou não entrar as notícias pelo “portão”. As relevantes e importantes são publicadas.

Percebe-se que a teoria vem perdendo seu peso quando o assunto é internet, já que a cada dia se criam novos blogs, sites de notícias, que por vezes não passam por este filtro, análise antes de serem publicadas, portanto é preciso que tenhamos cuidado com o que se lê e o que se publica.

Fonte:http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=893

Nenhum comentário:

Postar um comentário