terça-feira, 19 de maio de 2009

A teoria organizacional dos veículos jornalísticos

Criada pelo sociólogo norte americano Warren Breed, a teoria organizacional observa o constrangimento do jornalista quanto à empresa a qual trabalha. Ela defende a idéia de que o profissional jornalista deve se adaptar ao contexto do veículo de comunicação o qual paga o seu salário. Dessa maneira, defende a organização dos veículos de comunicação por setores, pauteiro, repórter, editor, etc.. Dessa maneira, cada um fica responsável por uma atividade, dividindo as tarefas e dá mais profissionalismo à atividade.

Assim, podemos considerar que os meios de comunicação estão inseridos no mercado comercial, assim, a partir do interesse do interesse do publico a mídia passa a receber maior quantia de patrocinadores, que por sua vez aumenta a receita financeira dos veículos midiáticos. Essa teoria defende a importância editorial, que passa a ser mais importante do que o conhecimento/visão do profissional que produz as noticias. Alfredo Vizeu em seu estudo O Jornalismo e as "teorias intermediárias": cultura profissional, rotinas de trabalho, constrangimentos organizacionais e as perspectivas da Análise do discurso (AD), cita Breed que explica o porquê dessa forma de organizar os veículos de comunicação:

Breed identifica seis fatores que promovem o conformismo com a política editorial da empresa: a autoridade institucional e as sanções, os sentimentos de estima e obrigação para com os superiores, as aspirações de mobilidade, a ausência de grupos em conflito, o prazer da atividade e as notícias como valor.

Dessa maneira os veículos de comunicação jornalísticos passam a ser observados como um negócio, em que as empresas de publicidade investem e tem seu retorno, enquanto as empresas jornalísticas tiram a parcela financeira que sustenta sua existência.

A partir do que foi visto até aqui, podemos considerar que na verdade, o jornalismo não tem outra forma de lucrar se não através da publicidade, para isso, é necessário que os veículos de comunicação deixem explícitos seus interesses para que juntos, tenham a mesma política editorial.


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