Conforme a apresentação em sala de aula das colegas, Morena, Júlia e Cristiane a organização de uma empresa de comunicação está voltada para obter mais receitas que despesas.
Elas explicam a Teoria Organizacional conforme o autor do livro Teorias da Notícia e do jornalismo. Na publicação Jorge Pedro Souza cita que pela teoria organizacional o trabalho é dependente dos meios utilizados pela organização. O fator econômico é o mais influente, pois o jornalismo é um negócio que busca o lucro.
Portanto em uma simples equação de valores uma empresa jornalística que consegue alcançar maiores índices de audiência, conseqüentemente deverá ter mais verba publicitária.
Ainda conforme a apresentação em sala esse resultado também reflete no comportamento diário dos veículos de comunicação. A colega de jornalismo Morena Teixeira cita um exemplo de jornais que lançam algumas manchetes e acaba induzindo outros veículos a também divulgar aquelas manchetes e reportagens.
Quanto ao profissional de jornalismo, foi passado na apresentação da Teoria Organizacional, que esse é limitado e não exerce a união de classe. Não luta por seus direitos trabalhistas e segue ordens das chefias. Sem liberdade de expressar e divulgar o que deseja, precisa seguir determinadas linhas editoriais e se conforma com a hierarquia na empresa.
Ainda apresentado no trabalho pelas colegas a fonte de orientação do jornalista não seria o público, mas sim o grupo de referencia formado por colegas superiores, que influenciam o jornalista em suas matérias.
Henrique Zanotto
terça-feira, 19 de maio de 2009
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