terça-feira, 5 de maio de 2009

A teoria de selecionar

A Teoria de Selecionar

David Manning WHITE em 1950 analisou a atividade de Mr.Gates, um jornalista de meia-idade que trabalhava para um jornal médio norte-americano. Ele fez anotações por uma semana, a respeito do que o fazia descartar as notícias que não serviam. WHITE através dessa análise das anotações de Gates salientou duas categorias principais do que deveria ou não ser publicado.
A primeira diz que a notícia pode ser rejeitada devido à sua pouca importância, a segunda diz que a seleção pode ser feita a partir de muitos relatos do mesmo acontecimento.
Assim foi implantada esta teoria no jornalismo, onde coloca o gatekeeper como uma seleção de informações em ‘portões’ controladas por ‘porteiros’, assim havendo informações que passam e outras que ficam retidas.
Os jornalistas possuem a função de recolher, processar e difundir a noticia rapidamente, assim evitando os conteúdos insuficientes verificados. Hoje chegam informações há todos os instantes aos veículos de comunicação e sua difusão deve ser imediata. Aí a teoria de gatekeeper pode deixar de ser usada e assim, vincular informações errôneas deixando o receptor confuso e desinformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário