terça-feira, 12 de maio de 2009

Aquilo que se vê

A teoria do espelho, mostra o bom jornalista com um observador desinteressado, que relata com honestidade e equilíbrio tudo que vê, cauteloso para não emitir opiniões pessoais. Simplesmente mostra ao seu publico aquilo que é verdadeiro, e real, escreve a matéria de forma impessoal, ouvindo os dois lados da historia. Para a Teoria do Espelho essa seria a conduta de um bom jornalista.
No mundo de hoje, em que tudo gira ao redor dos meios de comunicação de massa, é impossível separar a realidade do fato, de como ela é mostrada pela mídia. Hoje em dia as pessoas discutem o que esta na mídia, aquilo que é mais divulgado, e acreditam fielmente no que esta sendo veiculado pelos meios de comunicação, o sensacionalismo das notícias, fazem com que elas chamem mais a atenção de seu público alvo. Mesmo que o que esteja sendo apresentado não seja realmente a verdade sobre o fato.
Um bom jornalista deve manter-se imparcial sobre sua opinião, sobre um determinado fato. Porém nem sempre consegue, pois já tem uma opinião formada sobre certo assunto,o que torna mais difícil essa imparcialidade. Esse ponto de vista surge influenciado pela invenção da fotografia. O jornalista deveria ser como um fotógrafo: simplesmente relatar a realidade da maneira como ela se apresenta, sem qualquer intervenção subjetiva.

Referências

http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=893

Nenhum comentário:

Postar um comentário