terça-feira, 19 de maio de 2009

Teoria Organizacional

A indústria Jornalística é como qualquer outra empresa, pois o jornalismo também é um negocio que busca o lucro e que possui despesas, portanto o processo organizacional de uma empresa jornalística esta voltado para receber mais lucros do que despesas. Nesta empresa o departamento comercial, que cuida da publicidade, é o mais importante, do que as noticias, que na verdade não deveriam ser.
Além disso o jornalista precisa se adptar a linha editorial do meio de comunicação no qual trabalha. É uma questão hierarquica de onde o jornalista não pode publicar o que ele realmente deseja sem passar pelos olhos da aprovação editorial. Os seus superiores tem o poder de decidir o que sera publicado e até reescrever a matéria feita pelo jornalista caso deseje assim.Neste caso então, a fonte de orientação do jornalista não seria o público (Como diz o senso comum da profissão), mas o grupo de referência formado por colegas e superiores.
O jornalista tem direito de se expressar e pensar da maneira que deseja,através da liberdade de imprensa, mais não tem direito de publicar a matéria que deseja no meio em que trabalha, pois ela é vetada por seus superiores caso não agrade, por mais importante que para o jornalista possa ser.
O sindicato, não tem muita presença dentro das linhas editorias, então não esta presente nos fatos que acontece dentro de uma empresa jornalística, e os jornalistas por vez, não lutam muito atrás de seus direitos, não existe muita união na classe para lutar por seus direitos e por uma melhoria na forma de trabalhar.
Muitos jornais utilizam as noticias que viram manchetes em um jornal, para virarem pautas em outros, de forma copiada, sem nem um olhar diferente, mesmo que se trate do mesmo assunto.

Referências:Pierre Bourdieu ;WARREN BREED

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