terça-feira, 26 de maio de 2009

Agenda Setting, função da mídia

A Agenda Setting não é uma teoria, sim uma função da mídia. Onde profissionais dos meios de comunicação são gatekeepers qye incluem ou excluem notícias que são publicadas ou veiculadas para a sociedade. Estas notícias ganham importância dá sociedade através da importância que é dada pela mídia.
O estudo foi desenvolvido por dois pesquisadores, Maxwell McCombs e Donald Shaw na década de 70.
Assim o estudo surgiu devido à uma investigação no que era capaz de ser agendado pela mídia na campanha presidencial de 1968, nos EUA, além da opinião dos leitores que diziam o que era questão relevante numa campanha. Verificaram também se as idéias mais importantes não eram moldados pelos meios de comunicação.
Dentre as mais diversas tarefas que o jornalista desenvolve, uma das importantes funções é selecionar a notícia, verificar a importância da mesma, e analisar o público alvo,
para o maior número de interessados e que seja relevante para a sociedade.
Assim, definimos Agenda Seeting, a capacidade, necessidade e poder dos profissionais dos
meios de comunicação em pautar os temas que serão "lançados" no cotidiano dos leitores, ouvintes, ou seja, em qualquer meio de informação que a pessoa tem acesso.
O meio então será responsável por determinar o foco e a opinião dos "clientes"- leitores, telespectadores, ouvintes, entre outros.
Porém, as informações são lançadas de maneira que seja interessante, mas quem formará as diferentes formas de opinião são aqueles que as recebem, isso pode variar conforme a visão religiosa, política, moral e ética.
Esta seleção da notícia precisa ser criteriosa, as notícias causarão discussão na sociedade, e isso é de extrema importância,fazer com que o público se importe e discuta sobre determinado assunto.
Um exemplo que podemos citar é a cobertura de eleições, onde por diversos dias se fala do mesmo assunto. É preciso que seja feita uma pesquisa e levantamentos de como anda a opinião pública , com isso determinar o foco que as matérias tomarão. Isso pode ser aplicado aos mais diversos temas.

Entenda a função de agendamento em um processo de três níveis:
Agenda Midiática, que são as questões discutidas na mídia;
Agenda Pública, que são questões discutidas e pessoalmente relevantes para o público;
Agenda de Políticas Públicas, que são questões que os administradores públicos acham mais importantes.

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