segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Uma revista que conta história

De acordo com Sousa (2005, p.190):

Escrever uma reportagem é, antes de mais nada, contar uma história. Pode ser a história de uma vida, a história de um acontecimento, a história de um lugar, a história de uma viagem. Mas não deixa de ser uma história. Portanto, antes de se fazer uma reportagem, há de se ponderar se a história que vai ser contada merece efetivamente ser contada, à luz do critério de noticiabilidade.

O produto jornalístico de que trata esse artigo foi criado dentro do curso de jornalismo da Universidade de Brasília. A Revista Campus Repórter contou com a participação de cerca de dezessete alunos que se empenharam em traduzir para texto, diversos temas que circundavam suas respectivas realidades. Foram desenvolvidas pelos estudantes seis grandes reportagens, uma crônica, além do editorial.

Não houve uma definição específica de pauta. Cada um, dentro de seu conhecimento acadêmico, criou uma reportagem dentro dos padrões estudados em sala de aula. O objetivo maior do colegiado foi incitar os estudantes a exercitarem a produção, apuração e apresentação de grandes reportagens.

Trata-se de uma revista noticiosa de informação e entretenimento que valorizou muito a utilização de designer gráfico, além de investir em reportagens encorpadas, aprofundadas e bem estruturadas, que mostram o contexto e a história do assunto. Entre as pautas podemos encontrar saúde, política, geral, cultura, história, crônicas, além de uma entrevista rica em detalhes com o jornalista José Hamilton, que dá dicas de como escrever uma grande reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário