terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Informação e release

Toda e qualquer informação veiculada pelos meios de comunicação deve ser levantada como um produto. E é o jornalista que tem o dever de analisar e verificar a procedência dos fatos, além de estar atento aos acontecimentos rotineiros, para saber se é interesse público ou interesse do público.

Apenas sair divulgando informações recebidas por release acredito não ser jornalismo profissional. Muitas vezes é através de releases que corporações montam sua imagem, muitas vezes buscando a autopromoção, fazendo mais do que é para se beneficiar da divulgação das informações ligadas ao tal release.

Montar um roteiro para então criar sua matéria é o que dá sentido as informações divulgadas por qualquer meio de comunicação. Entrevistas, enquetes fontes diversas dão valor ao que está sendo divulgado.

Exclusivamente na televisão o texto não pode ser divulgado na sua totalidade, já que a televisão não dispõe do mesmo tempo que um jornal ou revista pode ter na vida do leitor. Nos telejornais não existe o banco de dados onde a informação é assistida e poderá ser reapresentada dali a cinco minutos, quando o espectador tiver interesse.

Em seu trabalho apresentado no XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – em 2007 a acadêmica de Publicidade e Propaganda do CEULP/ULBRA Hamistelie Roberta Pinto de Sousa Soares discute a importância de a informação ser muito bem processada antes de ser veiculada.

“Na tv, a notícia é uma escolha unicamente dos jornalistas. O público não pode escolher que outros acontecimentos gostaria de tomar conhecimento. Nos outros veículos, o receptor não pode saber sobre todos os acontecimentos que poderiam ter virado notícia, mas tem uma variedade maior de assuntos à disposição. O que é apresentado nos telejornais é uma escolha exclusiva da equipe envolvida na produção do programa telejornalístico.”

Somente com muita experiência é que o jornalista consegue divulgar em menos tempo o maior numero de informações. Já que segundo uma expressão popular de autor desconhecido, “na televisão tempo é dinheiro”.

João Vitor Gonçalves e Myrella Sabrina

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