terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Newsmaking

Avaliar a rotina dos profissionais de jornalismo e seus comportamentos por trás da notícia. O Newsmaking utiliza dos recursos de observação para fazer uma pesquisa do procedimento de cada redação. Independente do veículo de comunicação que for empregado, o newsmaking permite uma conclusão de como o profissional vai concluir a notícia.
Mais do que uma avaliação pessoal, o newsmaking funciona como um olhar sobre o contexto do trabalho jornalismo. Desde a definição das pautas até o fechamento da edição. Fica explicito o meio em que e elaborada e veiculada a noticia. O critério que cada c redação vai usar para analisar o assunto em pauta.
A avaliação da parte técnica acaba se tornando outro recurso fundamental para o bom desempenho do trabalho jornalístico. Com o newsmaking você também conseguirá ter um panorama desde serviço operacional que interfere diretamente do resultado da produção jornalística.
Para obter uma pesquisa criteriosa com o newsmaking não existe uma definição exata do tempo necessário para acompanhar o trabalho dos profissionais de jornalismo, mas quando maior o tempo em observação, mais facilidade você ira ter para chegar às devidas conclusões. Se mantendo o mais invisível possível, que for utilizar a técnica do newsmaking, devera alcançar uma devida proximidade com a realidade daquele meio em analise. Uma observação em silenciosa e com um grau necessário de afastamento. Enquanto menos houve envolvimento, mais fácil ficará manter o senso critico necessário para a avaliação do newsmaking.

Nenhum comentário:

Postar um comentário