terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

SOCIAL E POLÍTICO: UM SER HUMANO

Diego Ramon Valle Vital

O ser humano é um ente social por natureza. Família, amigos, companheiros de escola e trabalho... ao longo de seu desenvolvimento, cada um constrói um sem-número de redes de relacionamento.

O ápice dessa “sociabilidade”, quando observada pela ótica da relação interpessoal construída por pessoas que dividem um mesmo espaço geográfico (concidadão que habitem um mesmo município, por exemplo), encontra sustento nas atividades políticas de governo. A administração pública, movida pelos interesses comuns de toda uma sociedade, assume, antes de tudo, a importante função de servir como guia em direção ao progresso.

Diante dessa perspectiva, quando correlacionados os aspectos sociais (a relação entre causas e efeitos que, por sua vez, geram o direito à informação e ao conhecimento) e políticos (da administração o pública pura e simplesmente) da sociedade humana, chega-se a um curioso ponto de debate: a disseminação das informações é capaz de influenciar as ações do poder público?

Celso Moreira de Mattos, no estudo “Imprensa e Câmara: um estudo sobre o agendamento”, traz à baila essa discussão, ao analisar a forma com que a conduta dos vereadores do município de Londrina (PR), durante as sessões ordinárias, mostrou-se pautada pelos acontecimentos postos em destaques nas páginas dos diários locais. De forma direta e contundente, o autor evidenciou que “a imprensa tem um papel decisivo no agendamento da pauta de discussão da Câmara, influenciando as ações dos vereadores”. “Como McCombs e Shaw constataram,” – concluiu – “os políticos, uma vez conscientes do poder de agendamento da mídia, procuram tirar vantagem disso, criando situações para atrair a atenção da imprensa”.

O estudo deixa no ar a certeza de que quando o social e o político se unem a favor de interesses particulares, criam um cenário corriqueiro, no qual, na maior parte das vezes, a moral e a ética deixam de ser valores desejados e passam a figurar como um mero objetivo utópico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário