terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

“A imprensa não reflete a realidade, mas ajuda a construí-la”. Este pressuposto, incluso na Teoria do Newsmaking leva em consideração os critérios de noticiabilidade, construções de audiência e rotinas de produção...É a rotina do jornalismo e de seu mundo frenético de construção da notícia e da produção.São seus critérios postos em questão: é que é relevante de se transmitir aos leitores, telespectadores...
Para estudantes de jornalismo recém-formados ou ainda em processo acadêmico, a oportunidade de se estar dentro de uma redação e acompanhar todo esse processo é no mínimo, essencial. Um aprendizado da vida diária das redações que em todo o tempo de vida acadêmica não se faz presente com tanta intensidade. Mauro Wolf, no livro “Teorias do Jornalismo” a teoria articula-se em três vertentes principais: a cultura profissional do jornalista, a organização do trabalho e os processos produtivos.
Se de um lado necessita-se de notícias e informações cada vez mais sérias, com o máximo de precisão para todas as pessoas, de outro está o fator tempo. Esse que pode delimitar até onde o profissional pode ir, pode até medir sua competência no meio profissional. Vários casos já foram registrados de informações serem passadas de maneira precipitadas, deixando os envolvidos de maneira complicada.
O que é cada vez mais difícil é aliar a credibilidade com todos os contratempos de uma redação.Mas os que conseguem fazer isso de modo sério, merecem nosso admiração.

Julia Graziela Bonickoski

Nenhum comentário:

Postar um comentário