Quando ouvimos a música “Cotidiano” do Chico Buarque, muito provavelmente nos vem a mente o dia-a-dia de um casal comum, com uma vida simples e sem grandes acontecimentos. A letra “Todo dia ela faz tudo sempre igual...”, poderia, de certo modo, muito bem representar a rotina de um jornalista.
Muito diferente do estrelado, o jornalismo faz parte de um processo de industrialização da notícia. Para não deixar que a rotina seja modificada drasticamente, com fatos surpresas e acabe prejudicando a produção, rituais são criados para facilitar e padronizar a veiculação da informação.
Esses rituais são estudados através do Newsmaking, teoria que visa observar, analisar e buscar uma compreensão dos bastidores da notícia. Esse aprofundamento dos pensamentos dos profissionais da comunicação nas redações ajuda a entender os critérios de noticiabilidade utilizado de cada veículo.
“A mensagem é um produto socialmente produzido”, portanto, somente uma verificação das influências organizacionais, culturais, econômicas e políticas nos ajudam a entender porque certas informações são noticiadas e outras não. “A notícia é uma forma de ver, perceber e conceber a realidade. É um autêntico sintoma social e a análise de sua produção lança muitas pistas sobre o mundo que nos cerca” (FONTCUBERTA apud PEREIRA JR., 2003, p. 64).
Quem não conhece a música Cotidiano, do talentoso Chico Buarque basta clicar no link abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=3ZW_keqnzD8
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário