segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A Comunidade do Contorno Sul

Daniela Hertel e Kátia Pereira


O livro reportagem Contorno Sul – Para onde vai o jovem da periferia curitibana, de Estelita Hass Carazzai retrata a vida das pessoas que vivem no anel rodoviário do Controno Sul, mais conhecido como uma vila.
A autora narra a história de três moradores do local, Ana Cláudia Bento, Claudemir Guerra e Regiane Rodrigues dos Santos. Carazzani relata o cotidiano dos jovens que vivem na vila e que buscam um emprego digno e que muitas vezes está perto, porém os moradores do local sofrem discriminação. Não só de empregos os jovens precisam, mas também de novas oportunidades, estas muitas vezes negligenciadas pelo poder público.
A vida na periferia é suada e muito triste, porém aquela comunidade demostra ser diferente, por sua união.
Ao ler algumas páginas do trabalho mencionado acima observou-se a riqueza dos detalhes, no qual foi possível fazer parte daquela vila durante a leitura. A forma em que a autora retratou os personagens, fez com que os mesmos passassem de simples moradores de uma região carente. para grandes heróis. Realidade esta que ocorre em outras cidades do Brasil.
Um ponto de relevância nesse livro-reportagem é a forma que Estelita conduz a religiosidade, que os moradores do local, se prendem para superar os problemas enfrentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário