terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

AGENDA SETTING POLÍTICA NA IMPRENSA

Henrique Zanotto

O artigo acadêmico de Celso Mattos relaciona o comportamento dos vereadores da câmara de Londrina no Paraná, com as noticias divulgadas na mídia e a influencia delas na sociedade e comportamento das autoridades do legislativo municipal.
A fundamentação teórica usada nessa pesquisa e a teoria do Agenda Setting, justamente o suporte utilizado para demonstrar como os discursos dos políticos são influenciados pela mídia. Uma capacidade em determinar o rumo do planejamento político.
A agenda setting para alguns pesquisadores reforça a teoria dos efeitos ilimitados dos meios de comunicação de massa, enquanto outros defendem o contrario.
Nessa pesquisa a agenda setting revela os ambientes e discussões dispersadas pelos veículos de comunicação de massa e o resultado dos interesses políticos nos fatos divulgados. Com esse acompanhamento do trabalho legislativo de Londrina, o acadêmico Celso Mattos ressalta que estratégias são empregadas para articular temas e assuntos para repercussão na sociedade. O acadêmico destaca a partir de um pressuposto, que a freqüência com que um tema ou assunto aparece, torna-se um rumo importante para utilização dos destinatários.
Aqui a agenda setting analisa os efeitos do discurso tanto na agenda da câmara com as noticias divulgadas na mídia, como o as noticias da câmara na agenda da mídia.O trabalho do acadêmico Celso Mattos faz parte da dissertação de mestrado em Comunicação, defendida em fevereiro de 2005, na UNESP/Bauru/São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário