terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Construindo a Notícia

O primeiro passo para a construção de uma notícia é decidir quais fatos são realmente relevantes para a sociedade. É o trabalho do jornalismo filtrá-las, baseando-se nas rotinas das redações. Nem todas os acontecimentos podem ser considerados como notícias relevantes. Muitos fatos não geram interesses para a sociedade em geral, mas somentes a pequenos grupos. A verdadeira notícia tem como objetivo informar o receptor daquilo que acontece a sua volta.

Cada veículo de comunicação adapta a notícia ao seu próprio formato. A TV tem uma forma específica, o rádio a dela, e o jornal ainda uma diferente. Mas cada um transforma um fato em algo importante para as pessoas. Quanto mais um fato é relevante para um grande numeros de pessoas, mais ela pode ser considerada uma notícia. Dependendo do grau de surpresa, ou a quantidade de pessoas envolvidas, mais ela pende na balança das redações.

É dever do jornalista ir atrás dos fatos. Deve sair a rua e enxergar aquilo que se esconde nos grandes centros. Deve participar ativamente das reuniões de pautas. Esquecer o telefone pode ajudar a criar um novo tipo de jornalismo, onde as notícias são construídas baseadas na ética e na responsabilidade social. Isso é construir uma notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário