quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Um por todos e todos pela mesma causa


Domingo, 23 de novembro de 2008 para muitos a data ficará marcada para sempre. Chovia a quatro meses no vale do Itajaí, às 7h da manha daquele domingo a rua mais baixa da cidade era atingida. A Rua 1º de janeiro estava submersa,as águas subiam e rapidamente inundava as casas da rua. O desespero estava no rosto de cada um que via a cena.

Essa tinha tudo para ser igual a enchente de 1984 quando o rio Itajaí Açu atingiu os 15,46 metros de altura. Porém, o diferencial foi a quantidade incontável de deslizamentos. Dessa vez, o perigo vinha com a cheia do rio e que inundava as casas e os deslizamentos de terra que cobria as residências. O saldo da catástrofe foram milhares de desabrigados e centenas de mortos. A vinte e quatro anos atrás os estragos causados foram mais amenos, as águas subiram deixando marcas e ao final da enchente pode-se recuperar muita coisa, diferente de novembro de 2008 em que muitas casas e ruas deixaram de existir no mapa.

De imediato o que se pode acompanhar por toda a cidade de Blumenau eram, militares do exército, grupos da defesa civil e jipeiros da região que corriam contra o tempo tentando salvar o que viam pela frente. Moradores registraram momentos nunca vividos pela cidade. Vídeos e fotos foram registrados e circulam pela web, mas muita coisa ficará guardada apenas na memória dos blumenauenses.

Sem energia elétrica em muitos pontos da cidade, devido a quedas de barreiras a imprensa local trabalhou em conjunto. Primeiramente como ponte de auxilio para quem precisava de socorro. A rede da solidariedade que reuniu TV Galega, TV Legislativa e Furb TV - esse é o exemplo que melhor reflete como foi a cobertura da imprensa na região. As equipes não mediram esforços e no estúdio apertado da TV Galega se revezavam para transmitir informações que muito auxiliavam as equipes de resgate.

Em pouco tempo a mídia mundial estava atenta a tudo que acontecia no Vale do Itajaí. A BBC está entre as mídias mundiais que acompanharam as informações divulgadas pela rede da solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário