Imagine você um trabalhador da área têxtil, em Blumenau. Puxa, recolhe, estica e talha. Conseguiu? Pois é, guarde bem essa rotina na memória pois pode ser a mesma do Jornalismo. Depois não diga que não avisei, mas existe até teoria para isso: seu nome é Newsmaking.
Chique, não?
O Newsmaking é teoria de estudo sobre as rotinas de trabalho nas redações jornalísticas, incluindo o processo de organização e industrialização da notícia que, como uma máquina de costura, só para quando o sino tocar. Felipe Pena, em Teoria do Jornalismo, destaca o tempo como fator importante dentro das práticas do Newsmaking .
“Diante da imprevisibilidade dos acontecimentos, as empresas jornalísticas precisam colocar ordem no tempo e no espaço. Para isso, estabelecem determinadas práticas unificadas na produção de notícias. É dessas práticas que se ocupa o Newsmaking.”
Dentro deste tempo, antes de o sino tocar, ainda devem ser levadas em consideração outras práticas. Anote aí: a noticiabilidade, critérios que escolhem entre um mundarel de fatos, um número limitado de notícias; sistematização, rotina que divide as ações entre pauta, reportagem e edição; e os valores-notícia, o senso comum da redação.
Ufa, tão suado quanto o puxa, recolhe e talha, não? Acredite: fábrica e redação não são tão diferentes asssim.
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