terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Puxa, recolhe, estica e talha

Imagine você um trabalhador da área têxtil, em Blumenau. Puxa, recolhe, estica e talha. Conseguiu? Pois é, guarde bem essa rotina na memória pois pode ser a mesma do Jornalismo. Depois não diga que não avisei, mas existe até teoria para isso: seu nome é Newsmaking.

Chique, não?

O Newsmaking é teoria de estudo sobre as rotinas de trabalho nas redações jornalísticas, incluindo o processo de organização e industrialização da notícia que, como uma máquina de costura, só para quando o sino tocar. Felipe Pena, em Teoria do Jornalismo, destaca o tempo como fator importante dentro das práticas do Newsmaking .

“Diante da imprevisibilidade dos acontecimentos, as empresas jornalísticas precisam colocar ordem no tempo e no espaço. Para isso, estabelecem determinadas práticas unificadas na produção de notícias. É dessas práticas que se ocupa o Newsmaking.”

Dentro deste tempo, antes de o sino tocar, ainda devem ser levadas em consideração outras práticas. Anote aí: a noticiabilidade, critérios que escolhem entre um mundarel de fatos, um número limitado de notícias; sistematização, rotina que divide as ações entre pauta, reportagem e edição; e os valores-notícia, o senso comum da redação.

Ufa, tão suado quanto o puxa, recolhe e talha, não? Acredite: fábrica e redação não são tão diferentes asssim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário