O artigo escolhido JORNALISMO REGIONAL E A AGENDA-SETTING: a
construção da imagem da Sabesp por meio da hipótese do
agendamento, de Claudia Regina Garcia Bertoni, trata de um trabalho onde se busca identificar, por meio do agendamento, como uma parcela da população constrói a imagem de uma empresa através das matérias publicadas relacionadas a essa empresa.
Os textos analisam a construção da imagem da Sabesp –Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, pelo olhar da hipótese da agenda-setting nos cinco jornais regionais de maior circulação nos municípios sedes das Gerências de Divisão, e confronta os dados levantados no artigo com uma pesquisa de satisfação de clientes,realizada pelo Instituto Datafolha, a pedido da empresa, em junho de 2005.
A pesquisa verifica a incidência ou não do agendamento e, acima de tudo, contribui para o entendimento da relação entre a mídia e a opinião pública, em um tema de tamanha relevância quanto à questão do uso racional dos recursos daquela região.
Verificamos que a imagem da Sabesp foi construída pelas matérias agendadas pelos próprios jornais e pelos releases enviados pela Sabesp. E mais, a imagem positiva da Sabesp, como a pesquisa demonstrou, decorre da cobertura dos eventos e atividades sociais
da empresa e não de uma cobertura conscientizadora e investigativa dos jornai, porém se não fosse a divulgação dos fatos na empresa isto não teria ocorrido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário