terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA EMPRESA

Michele Chagas e Morena Teixeira

O artigo escolhido JORNALISMO REGIONAL E A AGENDA-SETTING: a
construção da imagem da Sabesp por meio da hipótese do
agendamento
, de Claudia Regina Garcia Bertoni, trata de um trabalho onde se busca identificar, por meio do agendamento, como uma parcela da população constrói a imagem de uma empresa através das matérias publicadas relacionadas a essa empresa.


Os textos analisam a construção da imagem da Sabesp –Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, pelo olhar da hipótese da agenda-setting nos cinco jornais regionais de maior circulação nos municípios sedes das Gerências de Divisão, e confronta os dados levantados no artigo com uma pesquisa de satisfação de clientes,realizada pelo Instituto Datafolha, a pedido da empresa, em junho de 2005.


A pesquisa verifica a incidência ou não do agendamento e, acima de tudo, contribui para o entendimento da relação entre a mídia e a opinião pública, em um tema de tamanha relevância quanto à questão do uso racional dos recursos daquela região.


Verificamos que a imagem da Sabesp foi construída pelas matérias agendadas pelos próprios jornais e pelos releases enviados pela Sabesp. E mais, a imagem positiva da Sabesp, como a pesquisa demonstrou, decorre da cobertura dos eventos e atividades sociais
da empresa e não de uma cobertura conscientizadora e investigativa dos jornai, porém se não fosse a divulgação dos fatos na empresa isto não teria ocorrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário