terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

AGENDA SETTING E A POLITICA PÚBLICA

Daniela Hertel e Kátia Pereira

Segundo o artigo MÍDIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DA IMPRENSA BRASILEIRA, de Canela – 2007, a mídia e a política pública de comunicação muitas vezes interfere em temas que afetam a vida de todos. Como exemplo podemos citar, que por mais que a mídia insista em não cobrir a saúde, os eleitores vão continuar demonstrando aos seus representantes que este é um assunto central para a população. A mídia é um potencial investigador e fornecedor de informações que muitas vezes são pouco valorizados, porém de suma importância.
A análise de diversos veículos de comunicação, durante um período determinado, permitiu ao autor, a verificação de muitas falhas, estas ocasionadas por falta de agendamento que acabam entrando apenas em seus temas de interesse, esquecendo seu público alvo.
Outro fator importante que a falta de agendamento apresenta é de exercer o verdadeiro papel que a mídia tem sobre os assunto de interrese público. Grandes avanços já foram alcançados porém há muito o que trabalhar nessa questão com a sociedade.
Muitos assuntos relacionados a politícas públicas ainda devem ser agendados, pautados e veiculados, pois desta forma a imprensa brasileira cumprirá efetivamente o seu papel, destacando-se cada vez mais. Situação essa, que hoje não apresenta resultados satisfatórios nas análises.
Sendo assim, percebe-se que uma boa agenda setting em um veículo pode destacar a comunicação em vários segmentos que necessitam de divulgação.

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