terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Cobertura sobre a enchente: Blog Sala de Notícias

Em vista o excesso de informações disponíveis na internet, optamos em selecionar um único veículo de comunicação para análise. O veículo escolhido foi o Blog jornalístico e opinitavo Sala de Notícias, escrito pelo ex-radialista Hamilton Antônio.

--
Domingo, 23 de Novemvbro de 2008 - Disponível aqui!

Neste primeiro momento, o Blog limitou-se a prestação de serviços através da divulgação de textos liberados pelas Assessorias de Imprensa. Apesar da forte característica opinativa, em momento algum a opinão o autor do Blog interviu nas postagens.

--
Segunda-feira, 24 de novembro de 2008 - Disponível aqui!

Neste dia, uma postagem extensa ocupou o espaço principalmente destinado à divulgação de boletins de Orgãos Públicos. Um único texto de autoria o produtor do Blog foi encontrado que, apesar de erros de pontuação, deu mais informações sobre o trabalho da Defesa Civil em Blumenau.

--
Terça-feira, 25 de novembro de 2008 - Disponível aqui!

No terceiro dia após a tragédia, o blogueiro utilizou outras fontes para abastacer o blog. Além disso, fez uso de textos de outros jornalistas para atualizar as informações sobre a enchente e deslizamentos na região. O blog serviu também, nesse dia, como interlocução de empresas com funcionários para avisar sobre expediente, assim como incentivar aqueles que não foram atingidos a colaborarem com as vítimas.

--
Quarta-feira, 26 de Novembro de 2008 - Disponível aqui!

O presidente Lula visita o estado. Ele divulga que o presidente pedia aos brasileiros para rezar por Santa Catarina. Continuava comentando que o governo federal estará com o estado durante todo o processo de reconstrução e que seria solidário com a tragédia de todos os habitantes da região.

No mesmo dia ele posta textos encaminhados pelas assessorias de comunicação da Vivo e da Karsten em que as empresas pedem a mobilização de todos os colaboradores em prol da tragédia e, além disso, pede o auxílio de todos os que puderem entregar donativos para ajudar as vítimas.

Utiliza como fonte a assessoria da prefeitura para solicitar alimentos para os desabrigados.

No mesmo post ele fala que o tempo na região se manterá instável até sexta-feira, mas que o nível do Rio Itajaí Açú continuará baixando.
Utiliza o espaço para prestar outros serviços par aajudar os moradores. Divulga lista com postos de coleta de donativos.

--
Quinta-feira, 27 de novembro de 2008 - Disponível aqui!

No quinto dia de cobertura, o blogueiro, de maneira geral, se dedicou a informar sobre os trabalho de personalidades políticas sobre a catástrofe. No total, foram 5 postagens com o foco político, no mesmo dia.

--
Sexta-feira, 28 de novembro de 2008 - Disponível aqui!

O sexto dia de cobertura foi dedicado à divulgação do interesse da grande imprensa ao desastre em Santa Catarina. Das três postagens, duas delas se referiram ao possível apoio da Rede Globo às vítimas da enchente.

--
Sábado, 29 de Novembro de 2008 - Disponível aqui!

O sétimo dia de cobertura foi dedicado as conseqüências que o desastre natural na região poderiam ocasionar. Desde a preocupação do vice-governador do estado, Leonel Pavan (PSDB), com a queda no movimento turístico em Santa Catarina, até a saúde pública com o alto número de animais mortos. O blogueiro também procurou orientar os leitores sobre as ações corretas que deveriam ser realizadas por quem mora em áreas de risco .

Nenhum comentário:

Postar um comentário