terça-feira, 24 de março de 2009

Agendamento

O agendamento do site da prefeitura de Blumenau no caso das catástrofes naturais, que ocorreram no mês de novembro, serviu além de utilidade pública, como um banco de dados para todos os veículos da região. Esse site e as informações que foram publicadas nele ajudaram a população e os meios de comunicação que, acompanhando as notícias oficiais, podiam repassá-las para os moradores da cidade e para os familiares que estavam longe e sem saber o que estava acontecendo. Durante pelo menos 24 horas a cidade ficou isolada pois celulares e telefones fixos não funcionavam e a própria energia faltava, com isso muitos encontraram na internet uma forma de saber o que realmente acontecia no vale do Itajaí, mais precisamente em Blumenau. Os acontecimentos, atualizados praticamente de hora em hora, traziam os boletins do Samae, da Celesc, do transporte coletivo e da própria prefeitura que serviu de como base de ajuda a população, que nunca havia enfrentado um problema natural tão grave quanto esse. Além disso, os próprios moradores não atingidos ligaram para a prefeitura e anunciaram o que podiam ajudar como água potável e caminhões, etc.
Os meios de comunicação, rádio e televisão, estiveram na prefeitura gravando seus programas, buscando fontes oficiais como a defesa civil, os bombeiros e os responsáveis da imprensa que difundiram todos os acontecimentos da semana de catástrofes na cidade. E logo após o susto e das notas com noticias ruins uma esperança, no site foram disponibilizadas o número da conta em banco e as pessoas que queriam ajudar podiam entrar em contato e fazer suas doações trazendo um pouco de conforto aos atingidos.

Alunas: Liciane Tavares, Luana Nascimento, Samira Geisler

segunda-feira, 23 de março de 2009

O QUE PENSAR!
Segundo Bernard Cohen (1963) " Na maior parte do tempo a imprensa pode não ter êxito ao dizer as pessoas o que pensar, porém espantosamente tem êxito em dizer as pessoas sobre o que pensar". Se referindo ao poder da Agenda setting, acredita-se que a intensa exploração da mídia a respeito de um fato, ou um assunto, se torna relevante para o público, e isso vai se repetindo. O agendamento atende também a crença de que é necessário haver um critério uma seleção de notícias mais importantes para o público.
Levando em consideração essa teoria posso afirmar que a enchente ou desmoronamento dos morros por causa do excesso de chuvas, foi um fato de grande importância para Blumenau e para o Brasil, vidas se perderam, casas foram destruidas, e os meios de comunicação mostraram com dinamismo o desenrolar do que estava ocorrendo noticiando o que era emergêncial. Analisando o Blogue de Alexandre Gonçalves percebi que ele narrou com precisão o momento da tragédia que estava vivenciando, também demonstrou a sua emoção e impotência diante de uma catástrofe, não podendo atualizar diariamente seu blogue de notícias, porém, quando pode fazer todas as atualizações foi humano e profissional ao relatar os fatos. A principio não pareceu um apelo sobre o que deveriamos pensar sobre os episódios, quem eram os culpados, porquê Blumenau estava tão despreperada. Foram feitos relatos, testemunhos a respeito da violência das águas, apelos de ajuda, e na mídia nacional houve uma grande cobertura sobre a situação dos desabrigados, a falta de água, alimentos, foi mostrado em várias redes de TV, jornais e websites o drama de muitas familias. A mídia focou na questão solidária ajudar em caráter de urgência as vidas que estavam sob o impacto do choque ou correndo riscos de morte, foi bastante eficiente nesse sentindo,o País se voltou para Blumenau através das informações selecionadas e divulgadas.
como toda forma de jornalismo funciona também como um portal por onde nem tudo é divulgado, ou as vezes se torna repetitivo e tédioso pelos excessos em cima de um mesmo ângulo; A cobertura da tragédia em Blumenau também passou por esse portal, e no final das contas a mídia foi fundamental e mais positiva que negativa nesse processo.

Elissandra Hans

terça-feira, 17 de março de 2009

Pautando as tragédias de novembro passado

Através dos profissionais do SOS Santa Catarina que tiveram a tarefa de pautar através da Agenda Seeting à respeito das enchentes de 2008, percebemos que com relação ao tema não foi fácil a seleção de notícias.
Certamente por semanas os noticiários focavam somente em enchente, deslizamentos, mortes, desabrigados.
Como já vimos a Agenda Seeting, é a capacidade, necessidade e poder dos profissionais dos meios de comunicação em pautar os temas que serão "lançados" no cotidiano dos leitores, ouvintes, ou seja, em qualquer meio de informação que a pessoa tem acesso.
O meio então será responsável por determinar o foco e a opinião dos "clientes"- leitores, telespectadores, ouvintes, entre outros.
Esta seleção da notícia precisa ser criteriosa, em ralação as enchentes de 2008, os profissionais usaram muito a ética. Apesar se relatar e trazer a sociedade sobre os acontecimentos diários, dificilmente se via imagens de pessoas mortas ou sendo tiradas de escombros. Isso não iria acrescentar em nada. É preciso manter o respeito com as famílias e não veicular imagens tão impactantes. Que chocam a sociedade apesar da curiosidade de ver coisas mórbidas.
O SOS Santa Catarina, página especial do clicrbs, trouxe informações precisas e a cada instante novas informações eram lançadas.

Agendamento da tragédia catarinense

O estudo realizado a partir do blog “Sala de Notícias” em relação a cobertura realizada na tragédia que abalou Santa Catarina em novembro de 2008, mostrou que a veiculação da notícia, durante a primeira semana, deu-se de forma muitas vezes imprecisa. Tivemos esse discernimento a partir da técnica da agenda setting. Essa teoria foi desenviolvida há quase quarenta anos por Maxwell McCombs e Donald Shaw, e foi convertida em um conceito-chave para o estudo da agenda midiática e de seus efeitos.

Desde 1968, vários estudos empíricos sobre o agendamento foram realizados em universidades nacionais e internacionais, e todas as pesquisas deram fortes provas de que são as mídias e os seus retratos do mundo o que estabelecem a agenda do público. “As mídias possuem um papel relevante, às vezes polêmico, na formação da agenda da opinião pública.

Analisando o blog em questão, notamos que não houve por parte do jornalista responsável, a busca pela investigação dos motivos que desencadearam toda a tragédia. Esse espaço on-line serviu, pricipalmente, como um serviço social à população, já que limitou-se a divulgar informações sobre prestação de serviços. Inclusive, encontrou-se poucas notícias produzidas pelo jornalista. A maioria dos textos foram escritos por outros e o administrador do espaço limitou-se a publicar. Ele também utilizou muitos releases enviados por assessorias de comunicação.

Enchentes de Novembro Agenda Setting

Analisando a Agenda Setting do site Uol na cobertura das enchentes de novembro de 2008. A internet, tornou-se indispensável no cotidiano, tanto como ferramenta de comunicação, quanto para a busca de notícias e informações. O desastre no Vale do Itajaí conseguiu atingir um número maior de interessados em informações, através da internet e as publicações on-line do site UOL , permitiu que o público acompanhasse em tempo real o que aconteça na região.
A catástrofe climática tomou grandes proporções chamando atenção internacional e tornando-se um fato de grande relevância. No período em que aconteceram os desastres, a grande mídia desenvolveu grande cobertura jornalística, pautando a opinião pública .
Em relação ao site UOL, o início da cobertura deste veículo não despertou tanto interesse dos internautas por conta de notícias desencontradas, falta de informação. Após a chegada de sua equipe de reportagem ao estado, e a movimentação de autoridades nacionais, percebe-se uma grande mudança na estratégia de cobertura passando a ser um dos portais mais acessados na época. E nesse momento, percebesse que o veículo direcionou toda sua cobertura e repercussão para os acontecimentos.

Agendamento na cobertura da enchente na cidade Blumenau em novembro de 2008

Agendamento estuda as matérias que estão na mídia e a fluência entre os leitores/telespectadores/ouvintes. A freqüência das informações nos meios de comunicação dita se o assunto será mais abordado/discutido ou não pelos mesmos, a mídia dita à importância de determinados assuntos e acaba por influenciar a discussão ou a opinião de cada um.
Em relação ao assunto “enchente em Blumenau - novembro 2008” o blog analisado por nós fez um trabalho intenso de criação de matérias, captação de material (imagens, comentários...) durante os dias de maior comoção e importância junto á comunidade. Vale salientar que nos dias mais críticos da tragédia, esse era um dos únicos e poucos meios de comunicação acessível á maioria da população, então era de imensa necessidade que estivessem “no ar” 24 horas por dia. Então, o assunto foi abordado de maneira intensa junto à população, não de maneira influenciar, mas sim tendo como objetivo principal de informar os que no momento eram carentes de informações de todos os gêneros. Conforme os meios de comunicação voltaram ao normal, assim como a vida de toda a população a fluência das informações também diminuiu, pois havia mais meios disponíveis, não somente o blog e as informações eram mais amplas e diversificadas, tendo em vista que a tragédia tomou proporções internacionais sendo divulgada dentro e fora do país, desta maneira, o volume de informações foram se escasseando e após algumas semanas do fatídico dia vinte e seis de novembro de dois mil e oito outros assuntos já se tornaram pauta principal nos mais variados meios de comunicação de todo o país.Desta maneira fez com que a população em geral – com exceção dos envolvidos diretamente no caso –esquecessem do acontecimento, ou se não esquecessem, pelo menos tiraram atenção deste assunto.


Christiane Mara Theiss
Julia Graziela Bonickoski

A Teoria do Agendamento na cobertura das enchentes

DIEGO RAMON VALLE VITAL
A cobertura jornalística das enchentes de Novembro, no Vale do Itajaí, realizada pelos meios de comunicação de todo o país, concentrou em si uma série de aspectos condizentes com a teoria do agendamento. Assim como Lasswell afirmou, pôde-se perceber que os meios de comunicação seriam capazes de estabelecer uma agenda temática junto do público: ainda que a catástrofe fosse real e bem visível a todos, cada novidade sobre o desenrolar da situação dos atingidos que surgia na mídia era prontamente absorvida pela população, passando a figurar em todas as conversas de esquina. Além dessa forte influência social, este tema – bem como a forma com que foi trabalhado pelos diferentes meios – fez-se presente de diversas formas ao longo das semanas em que vigorou no ápice dos noticiários.

A repetição da notícia, o volume estrondoso de vezes em que os acontecimentos relativos às enchentes vigoravam na mídia, foi facilmente percebido. Dessa forma, não foi uma mentira repetida infinitas vezes que se tornou uma verdade, mas um fato ocorrido, transmitido, informado e absorvido pela população, de forma massiva e contundente, que se tornou parte do cotidiano da população.

Juntamente com essa repetição, a abrangência geográfica dos veículos de comunicação teve importância na forma como as notícias foram divulgadas: meios regionais, mais próximos dos acontecimentos, dedicaram-se 24 horas por dia para cobrir os fatos, ao passo que meios nacionais, situados geograficamente num ponto mais afastado do epicentro das enchentes, de início, limitaram-se a tratar de forma esporádica os fatos. Prova desse “engajamento regional” foi a cobertura do jornal O Município Dia-a-Dia, da cidade de Brusque, analisada neste post.

A onipresença dos fatos também ficou evidente, uma vez que até mesmo as editorias esportivas (para ficarmos em um exemplo único) passaram a dar importância e espaço à cobertura das enchentes depois que as chuvas passaram a interferir nos acontecimentos esportivos da região (como a realização dos JASC, por exemplo). Já a saliência, por sua vez, também esteve presente, uma vez que em todos os habitantes do Vale do Itajaí residia a vontade e o interesse de informar-se, de saber aquilo que estava acontecendo para além dos limites de sua residência.

Um dos resultados mais visíveis desse agendamento foi o “saber cognitivo” estendido aos diversos segmentos da população: ainda que superficialmente, toda e qualquer pessoa tornou-se capaz de discutir, comentar, propor sugestões e apontar culpados pelo ocorrido. O conhecimento teve trajetória horizontal, alcançado os mais diversos pontos, as mais diversas classes sociais e econômicas. Toda pessoa que lesse ao menos 1 jornal e assistisse 1 programa de notícias pelo período de três dias já seria capaz de criar um panorama completo da situação.

Diante dessa realidade, analisando-se em separado os elementos da teoria do agendamento que mais se fizeram presentes, foi possível recriar o cenário da cobertura dos acontecimentos de Novembro. De um olhar metalingüístico, voltado mais para a forma de noticiar de um meio/órgão do que para as notícias em si, foi possível chegar à conclusão de que o agendamento das notícias, se não é forte o bastante para ordenar os discursos interpessoais (dizendo quais assuntos deveriam figurar nas conversações populares), com absoluta certeza é capaz de sugerir, de propor uma linha de raciocínio à conduta da população diante de tragédias de toda sorte (ou azar, se assim o preferir o preciosismo lingüístico).

Agendamento

Conforme o que foi passado na aula de hoje, constatamos que o que fizemos em relação às enchentes de novembro em Blumenau, foi um exemplo de como organizar o agendamento.
Utilizamos um dos fatores que auxiliam na convergência da agenda temática, analisando o tempo de exposição de um tema veiculado na internet.
Analisamos um veículo com credibilidade, e a natureza do conteúdo foi a enchente.
O veículo analisado tem um tempo de exposição indeterminado, pois passado já a data publicada, qualquer pessoa tem acesso a noticia, pela importância do ocorrido.
A consonância não foi aplicada a nossa analise, pois seria aplicada se analisássemos o que todos os meios publicaram sobre a enchente em novembro.
A enchente foi um caso de grande relevância e onipresença, porque se trata de um fenômeno natural, e que abrangem todos os meios de comunicação.
O frame temporal não foi utilizado, pois o período de levantamento de dados foi somente de uma agenda, e não duas ou mais agendas.

Cobertura da UOL sobre a Enchente em Blumenau

Cobertura da UOL sobre a Enchente em Blumenau


Chuvas deixam oito mortos em SC; 4.388 pessoas estão desalojadas
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou mais cinco mortes na manhã deste domingo em decorrência das chuvas que atingem o Estado. Quatro pessoas morreram em Blumenau e uma em Garuva, todas por soterramento. Neste sábado (22), a Defesa Civil já havia confirmado a morte de outras três pessoas por causa das chuvas.
Segundo a Defesa Civil, um homem morreu soterrado em Brusque. Ele ainda não foi identificado, mas aparenta ter 30 anos. Em Blumenau, uma garota de seis anos e um adolescente de 16 anos morreram soterrados.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u470663.shtml


Sobe para 11 o número de mortos pelas chuvas em SC; Estado tem 7.556 desalojados
As fortes chuvas que atingem Santa Catarina provocaram as mortes de onze pessoas, segundo a Defesa Civil. Por volta das 13h deste domingo, o órgão já registrava 2.311 desabrigados e 5.245 desalojados, ou seja, 7.556 tiveram de ser retiradas de suas casas.
Ao todo, mais de 1.500.000 de pessoas foram afetadas pelas chuvas. De acordo com a defesa Civil, três municípios estão isolados: Rio dos Cedros, Pomerode e Benedito Novo.
Devido aos estragos provocados pela chuva, o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) decretou neste sábado (22) situação de emergência em todo Estado. O decreto é válido por 180 dias.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u470663.shtml

SC deve ter chuvas até quarta-feira, diz Defesa Civil
As chuvas devem continuar a atingir o Estado de Santa Catarina até a quarta-feira, diminuindo a intensidade a cada dia, com o retorno do sol, segundo informações da Defesa Civil do Estado. Durante este período, são esperados volumes em torno de 5 e 10mm a cada seis horas, totalizando 40 a 60mm em 60 horas. Em algumas áreas, os valores podem ser um pouco superiores aos previstos. Apesar de diminuir o volume de chuvas, a situação ainda é crítica, pois o nível dos rios continua subindo. No setor leste do planalto norte, litoral norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, o tempo segue instável com muita nebulosidade e condições de chuva, porém, com volume bem menor do que o que vem ocorrendo.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/24/ult4469u33659.jhtm

Sobe para 39 número de vítimas das chuvas em SC
Subiu para 39 o número de vítimas dos deslizamentos, desabamentos e enchentes causados pelas chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, até as 11 horas, havia 12.484 desabrigados e 7.405 desalojados, com mais de 1,5 milhão de pessoas afetadas. Os municípios de Rio dos Cedros, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo continuam isolados.
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique Silveira (PMDB), disse hoje que os deslizamentos de terra são o fator mais dramático das chuvas que atingem o Estado. "Quatro meses de chuva batida, sem parar, estão dissolvendo a terra e as casas estão desabando", afirmou hoje, em entrevista à Rede Eldorado de Rádio.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/24/ult4469u33663.jhtm

Chuvas já provocaram 46 mortes em Santa Catarina
Subiu para 46 o número de vítimas fatais dos deslizamentos, desabamentos e enchentes causados pelas chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, em boletim das 13h47, há 12.484 desabrigados e o total de desalojados chegou a 7.425. Mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas no Estado desde sexta-feira.
As constantes chuvas provocaram o corte no fornecimento de energia elétrica a 160 mil consumidores em Santa Catarina por causa de danos causados à rede ou por motivo de segurança, atendendo a pedido da Defesa Civil, informou hoje a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). A região mais atingida é a de Blumenau, onde há 61 mil consumidores sem luz.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/24/ult4469u33668.jhtm

Serra diz querer enviar ajuda a vítimas das chuvas em SC
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou que pretende enviar "a ajuda possível" às vítimas das chuvas que atingiram Santa Catarina. "Eu pedi para a Casa Militar entrar em contato com Blumenau para oferecer a ajuda possível", disse Serra, durante vistoria de obra da Linha 4 da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) na praça da República, região central da capital paulista.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/24/ult4469u33670.jhtm

Defesa Civil aponta 49 mortes por causa da chuva em SC
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que chega a 49 o número de mortos em deslizamentos, desabamentos e enchentes decorrentes da chuva no Estado. O número de desabrigados - pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos - subiu para 14.584 e os desalojados - os que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares - são 7.425. Também subiu para cinco o total de municípios isolados: Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/24/ult4469u33673.jhtm

PR e RS enviam homens e mantimentos para SC
Um grupo de 139 homens da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Ambiental, da Companhia de Choque e da Defesa Civil do Paraná está pronto para ajudar no socorro às vítimas das chuvas em Santa Catarina. Parte desse grupo já estava atuando hoje em Itajaí, Joinville e Gaspar. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também informou que enviará 70 carretas carregadas de colchões e mantimentos, além de kits de limpeza, para o Estado catarinense, onde as mortes causadas pelas chuvas já chegaram a 50.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/24/ult4469u33677.jhtm

Governo federal prepara MP de ajuda às vítimas em SC
O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, aproveitou a reunião ministerial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para acertar os termos da medida provisória (MP) que vai destinar recursos federais ao socorro das vítimas das enchentes em Santa Catarina e à recuperação da infra-estrutura do Estado. "Nesta fase mais emergencial, estamos dando mais atenção às pessoas, mas já contatei o Planejamento e recebi sinal para levantar o que pode ser liberado para obras de infra-estrutura, como a recuperação de pontes e rodovias", anunciou ele, pouco antes de embarcar da Base Aérea de Brasília para Florianópolis.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/24/ult4469u33685.jhtm

Chuvas deixam ao menos 59 mortos em Santa Catarina
Pelo menos 59 pessoas morreram vítimas das fortes chuvas que atingiram Santa Catarina e provocaram enchentes e deslizamentos de terra desde a última semana, informou nesta segunda-feira a Defesa Civil do Estado.
Mais de 60 municípios foram atingidos, dos quais cinco estão isolados pelas águas, e há mais de 1,5 milhão de pessoas afetadas. Segundo a Defesa Civil, mais de 43 mil pessoas estão desabrigadas (14.511) ou desalojadas (28.543) em todo o Estado.
"Santa Catarina enfrenta a pior tragédia climática da história", disse o governador do Estado, Luis Henrique da Silveira (PMDB), em entrevista coletiva, segundo a página da Defesa Civil na Internet.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/reuters/2008/11/24/ult27u68836.jhtm

Enchentes em SC 'são reflexo de mudanças na Amazônia', diz 'Clarín'
As enchentes em Santa Catarina, que mataram dezenas de pessoas e deixaram milhares desabrigadas, são sinal de que o impacto do aquecimento global sobre a Amazônia já está tendo um reflexo sobre o clima da América do Sul, diz artigo na edição desta terça-feira do jornal argentino, Clarín.
http://noticias.uol.com.br/bbc/reporter/2008/11/25/ult4905u576.jhtm

Lula envia ministros para SC e pede 1 minuto de silêncio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a três ministros que desembarcassem hoje em Santa Catarina para avaliar os estragos causados pelas fortes chuvas e para montar um plano de ação na região.
Devem chegar ainda hoje ao Estado os ministros Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), Jorge Armando Félix (Gabinete de Segurança Institucional) e Alfredo Nascimento (Transportes).
Lula encerrou uma conferência na noite de ontem em Brasília com o pedido à platéia para que fosse feito um minuto de silêncio em memória das vítimas. O presidente afirmou ter obtido do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB), a informação de que o número de mortos devido às enchentes chega a 51, e que 90% da cidade de Itajaí e arredores estão debaixo d'água. O número de mortos no Estado já chegava a 65.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471252.shtml

SC tem quatro municípios em calamidade pública
Os municípios de Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento e Camboriú, em Santa Catarina, declararam estado de calamidade pública por causa das fortes chuvas. Outros oito estão em emergência: Balneário de Piçarras, Canelinha, Indaial, Nova Trento, Penha, Paulo Lopes, Presidente Getúlio e Rancho Queimado.
Estão isolados os municípios de São Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo. Os deslizamentos, desabamentos e enchentes já deixaram 65 mortos no Estado, segundo a Defesa Civil estadual. Santa Catarina tem mais de 52 mil desalojados ou desabrigados e mais de 1,5 milhão de pessoas sofrem as conseqüências do excesso de chuvas desde sexta-feira.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/25/ult4469u33717.jhtm


Sobe para 67 o número de mortos no Estado de Santa Catarina

O número de pessoas mortas pelas chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina subiu para 67, segundo boletim divulgado às 11h54 desta terça-feira pela Defesa Civil Estadual. As duas pessoas morreram afogadas hoje em Itajaí.
O número de pessoas desalojadas ou desabrigadas também é grande: de acordo com a Defesa Civil, 52.388, sendo que 22.776 estão desabrigados --tiveram danos em suas casas e foram encaminhadas para abrigos por não ter para onde ir-- e 29.612 estão desalojados --foram encaminhados para casas de parentes ou amigos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471394.shtml

Dilma: Forças Armadas trabalharão no auxílio em SC
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, informou hoje em entrevista coletiva que o governo federal determinou, em conjunto com o Ministério da Defesa, a utilização de homens e equipamentos da Aeronáutica e do Exército no atendimento às vítimas de enchentes e deslizamentos em Santa Catarina. O governo, de acordo com Dilma Rousseff, está prestando "toda solidariedade às vítimas e às famílias delas, de um modo geral." Ela observou que, além do problema das enchentes, há o da falência da infra-estrutura em vários pontos do Estado.
A ministra observou que o drama não está apenas no efeito momentâneo da tragédia, pois as enchentes têm conseqüências posteriores na vida das pessoas. Os militares mobilizados por Brasília trabalham, segundo Dilma, tanto no socorro às vítimas e no transporte de víveres e remédios como na recuperação da infra-estrutura.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/25/ult4469u33729.jhtm

Governo anuncia R$ 40 milhões para reparos em rodovias de Santa Catarina
O governo federal anunciou que vai liberar cerca de R$ 40 milhões para a recuperação das rodovias federais danificadas pelas chuvas que atingem Santa Catarina desde sexta-feira (21).
O anúncio foi feito hoje pela manhã em Florianópolis (SC) pelo ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, que está no Estado para verificar a situação das vítimas e os pontos das rodovias federais atingidas (BRs 470, 282 e 101) pelas chuvas.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471490.shtml

Força-tarefa de 40 bombeiros de SP será enviada a SC
Uma força-tarefa composta por 40 homens do Corpo de Bombeiros de São Paulo partirá ainda hoje para Itajaí, em Santa Catarina, para auxiliar nos trabalhos de resgate de vítimas das chuvas. Eles seguirão em um ônibus, duas viaturas e um caminhão para o abastecimento de combustível. De acordo com a Defesa Civil catarinense, as chuvas no Estado causaram desabamentos e enchentes que mataram 83 pessoas e deixaram 54.039 moradores sem casa - 22.952 desabrigados e 31.087 desalojados.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/25/ult4469u33748.jhtm

Situação em Santa Catarina é de verdadeira catástrofe, diz senadora
Após sobrevoar nesta terça-feira a região mais atingida pelas chuvas em Santa Catarina, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) afirmou que a situação no Estado é de "verdadeira catástrofe".
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471585.shtml

Supermercados de Itajaí (SC) são saqueados; 8.000 estão desalojados na cidade
A Polícia Militar do município de Itajaí, no litoral de Santa Catarina, registrou nesta terça-feira quatro saques a supermercados: três em pequenos estabelecimentos e outro em um supermercado de grande porte.
Segundo o major da PM de Itajaí, Edinaldo Santos, os saques aconteceram em virtude da situação crítica da cidade, que é um dos municípios mais atingidos pelas fortes chuvas. De acordo com o boletim da Defesa Civil divulgado na noite de hoje, duas pessoas morreram na cidade e mais de 8.000 estão desalojados ou desabrigados no município.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471627.shtml

Governo de São Paulo envia o terceiro helicóptero para Santa Catarina
O Estado de São Paulo enviará para Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira (26), o terceiro helicóptero, um "pelicano" - este da Polícia Civil - para ajudar no resgate às vitimas das enchentes. Na manhã de hoje, outros dois helicópteros da Polícia Militar com nove policiais foram para Navegantes auxiliar a Defesa Civil.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471646.shtml


Repórter relata cenário de desolação em trajeto a Blumenau (SC)
A liberação das rodovias que permitem o acesso da cidade de Navegantes a Blumenau --em Santa Catarina-- fez com que, às 10h48 desta terça-feira, a reportagem, em um táxi, desse início a uma viagem ao epicentro da tragédia das chuvas em Santa Catarina.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471659.shtml

Porto de Itajaí (SC) parado causa prejuízos de US$ 166 milhões
O porto de Itajaí, no litoral de Santa Catarina, já contabiliza cerca de US$ 166 milhões em prejuízos por causa das fortes chuvas que atingem o Estado. Não há fluxo de navios desde a quinta-feira (20) da semana passada em decorrência das enchentes e de estragos no cais.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471670.shtml

Presos se revoltam com falta de comida em Itajaí (SC)
Em Itajaí, uma das cidades de Santa Catarina mais atingidas pelas chuvas, detentos do presídio do município ameaçaram uma rebelião por falta de água e comida ontem. A Polícia Militar foi chamada e disse que controlou a situação depois que um abastecimento emergencial foi feito na unidade prisional.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471672.shtml

Grupo de 160 pessoas é resgatado em Santa Catarina; 84 morrem devido às chuvas
Um grupo de 160 pessoas foi resgatado na noite de terça-feira do alto do Morro do Baú, em Luiz Alves (SC). Balanço da Defesa Civil Estadual contabiliza 84 mortos devido às chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471719.shtml
Força Nacional de Segurança segue hoje para SC

A Força Nacional de Segurança Pública envia nesta tarde(26) a Santa Catarina um grupo de 45 homens especializados em busca e salvamento para ajudar no socorro às vítimas das enchentes que castigam várias regiões do Estado há três dias. O grupo levará 12 cães farejadores, treinados para a busca de pessoas em áreas de desastres.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/26/ult4469u33779.jhtm


Governo de Santa Catarina orienta que população beba água de piscina

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina emitiu uma orientação à população para que beba água de piscinas. Segundo a pasta do governo estadual, se a água estiver clorada e limpa, ela pode ser utilizada para consumo e para preparar alimentos. A orientação é de que antes do uso, ela seja fervida durante ao menos dez minutos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471840.shtml

Santa Catarina pede doação para vítimas de enchente; saiba como ajudar
A Defesa Civil de Santa Catarina pede doações de água potável, médicos voluntários e dinheiro aos municípios atingidos pelas chuvas. Com acessos interditados, há, no entanto, dificuldade para a entrega dos materiais. Com isso, Defesa Civil Estadual pede para os interessados priorizem as doações em dinheiro nas contas bancárias.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471829.shtml

Lula muda agenda e visita áreas alagadas de Santa Catarina
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou às 14h40 desta quarta-feira na cidade de Navegantes, onde inicia sua visita ao Estado de Santa Catarina, para ver a situação das vítimas das chuvas que já deixou 86 mortos em todo o Estado. A Defesa Civil estima em 30 o número de desaparecidos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471934.shtml

Governo edita MP para liberar R$ 2 bi para vítimas de enchentes em SC
O governo federal informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar hoje uma Medida Provisória com o objetivo de liberar quase R$ 2 bilhões para "enfrentar a situação de calamidade pública que se abateu sobre a população do estado de Santa Catarina e também de outras regiões que eventualmente passem por problemas semelhantes neste verão".
http://economia.uol.com.br/ultnot/valor/2008/11/26/ult1913u98164.jhtm

Revista VEJA na catástrofe de Santa Catarina

Revista VEJA na catástrofe de Santa Catarina

Que a internet se tornou meio indispensável de comunicação, isso todo mundo já percebeu e de certa forma foi atingido por essa inovação midiática; mas a dimensão que um site pode adquirir e servir como base de informações, tem variáveis.

Se pesquisarmos em sites de busca, através de uma palavra chave como “desastre em Blumenau”, certamente será possível encontrar desde artigos à notícias e fotos, afinal, com a acessibilidade da internet, qualquer pessoa pode ter um blog ou um hot-site e comentar ali o que desejar, como muito se foi feito na semana da catástrofe - inclusive em páginas de relacionamento como o orkut e MySpace. É preciso portanto, questionar a credibilidade das informações publicadas, afinal, qualquer um escreve o que bem entende, não tendo muitas vezes o menor aprofundamento jornalístico.

A credibilidade da mídia na busca por informações, nos remete a confiar em sites e portais conhecidos, na certeza de encontrar uma apuração verdadeira dos fatos. Diferente de sites locais por exemplo, ou páginas encontradas através de buscas, o site da revista VEJA associa o nome da publicação a divulgação dos fatos, além do periódico, por ser conhecido nacionalmente, atrairá muito mais acessos.

Edição 2089 de 03/12/2008: Confira..
Na primeira edição divulgada uma semana após o desastre no estado de Santa Catarina, a revista VEJA traz na capa a foto da primeira vítima da catástrofe. Fotos documentam o resgate de famílias os números exatos dão a credibilidade à revista. No mapa é possível ter a dimensão exata das cidades atingidas e entender como aconteceram os deslizamentos.

Edição 2090 de 10/12/2008: Confira..
Na segunda edição a repercussão dos fatos foi reduzida apenas à coluna escrita por Lya Luft, a escritora deixa claro que a participação e a conscientização de todos os brasileiros é muito importante para reerguer o estado de Santa Catarina. Com palavras, ela eleva a moral dos catarinenses e busca consolar aqueles que perderam tudo e compara o Brasil com outros países que sobrevivem em meio a guerras e a destruição.

Edição 2091 de 17/12/2008: Confira..
Na terceira edição, o acontecimento recebeu uma carta do leitor, com o título de tragédia em Santa Catarina em que o paranaense Giles Balbinotti deixa clara sua indignação diante as atitudes dos governantes.

Edição 2093 de 31/12/2008: Confira..
Na Retrospectiva 2008, foram documentadas todas as informações de maneira resumida para que o leitor pudesse ter uma leitura geral. Passado um mês da tragédia que se abateu sobre estado catarinense as imagens e os números vieram reforçando todos os dados apresentados pela revista até então.

A internet, tornou-se indispensável no cotidiano, tanto como ferramenta de comunicação, quanto para a busca de notícias e informações. O desastre no Vale do Itajaí conseguiu atingir um número maior de interessados em informações, através da internet e as publicações on-line da revista VEJA, permitiram que as matérias fossem exteriorizadas para além do impresso, servindo inclusive como base para novas produções jornalísticas.

Veículo: Folha de Blumenau

Analisamos como a catástrofe ocorrida no Vale do Itajaí, foi pautada no veículo Folha de Blumenau online no período de 24 a 29 de novembro de 2008.
Com a coleta de dados observou-se que o veículo publicou todas as informações do município Blumenau, e em apenas uma matéria citou a cidade de Gaspar.
A maioria das informações é voltada aos serviços públicos, além de histórias de personagens envolvidos no estado de calamidade.
O Veículo Folha de Blumenau foi um dos meios de comunicação que mais trouxe notícias sobre o fato analisado.
Todas as publicações continham fotos que ilustravam as matérias e que encaminhavam os seus leitores à imaginação da catástrofe.
Sendo assim, a pesquisa nos mostrou que o jornal veiculou durante o período analisado 20 reportagens sobre a “tragédia”. Por ser um veículo da região, a pauta foi elaborada para o seu leitor, com matérias em geral de Blumenau.

Abaixo segue os links analisados.

Dia: 24/11/2008
Tema: Comunidade de Blumenau trabalha para amenizar os efeitos da calamidade do final de semana.
http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5090&url=noticia.php?noticia=5090


Dia: 24/11/2008
Tema: Um terço de Blumenau sem energia
http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5072&url=noticia.php?noticia=5072


Dia:24/11/2008
Tema: Sistema Público de Saúde mantém atendimento
http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5069&url=noticia.php?noticia=5069


Dia: 24/11/2008
Tema: Samae prevê duas semanas sem água
http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5070&url=noticia.php?noticia=5070

Dia: 25-11-2008
Tema: Uma das maiores catástrofes do bairro aconteceu na Rua José Reuter.
http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5090&url=noticia.php?noticia=5090

Dia: 25/11/2008
Tema: Seterb proíbe estacionamento em áreas de risco
http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5088&url=noticia.php?noticia=5088

Dia: 25/11/2008
Tema: Uma de várias histórias tristes na Velha
http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5085&url=noticia.php?noticia=5085

Dia: 25/11/2008
Tema: A palavra de ordem é coragem para recomeçar, na visão da Igreja.
http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5094&url=noticia.php?noticia=5094

Dia: 26/11/2008
Tema: A comunidade de Blumenau trabalha sem trégua para minimizar os estragos da calamidade.
http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5098&url=noticia.php?noticia=5098

Data: 26/11/2008
Tema: Lista de desaparecidos
http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5112&url=noticia.php?noticia=5112


Data: 26/11/2008
Tema: Exército vai construir nova ponte no Garcia
http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5121&url=noticia.php?noticia=5121


Data: 26/11/2008
Tema: Abrigos recebem desabrigados e desalojados em Blumenau
http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5108&url=noticia.php?noticia=5108


Dia: 26/11/2008
Tema: O presidente da Pró-família, disse que a prioridade do órgão é atender os abrigos e depois a comunidade. .http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5120&url=noticia.php?noticia=5120

Dia: 26/11/2008
Tema: Estações de Tratamento de Água voltam a operar nesta quarta (Eta 2)
http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5115&url=noticia.php?noticia=5115


Dia: 27/11/2008
Jornal: Folha de Blumenau
CDL de blumenau faz doações a desabrigados
http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5738&url=noticia.php?noticia=5738


Dia: 28/11/2008
Jornal: Folha de Blumenau
Atendimento médico está funcionando e não faltam remédios em Blumenau
http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5135&url=noticia.php?noticia=5135

Dia: 28/11/2008
Jornal: Folha de Blumenau
Voluntários de Psicologia atendem os desabrigados nos 62 abrigos
http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5136&url=noticia.php?noticia=5136

Dia: 28/11/2008
Jornal: Folha de Blumenau
Formada por 3,5 mil pessoas, Operação Esperança trabalha para recomeçar a cidade com o apoio de cada blumenauense para que Blumenau volte logo a sorrir.
http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5142&url=noticia.php?noticia=5142

Dia: 28/11/2008
Jornal: Folha de Blumenau
Apesar do perigo iminente, família fica em casa na cidade de Blumenau
http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5127&url=noticia.php?noticia=5127


Dia: 29/11/2008
Jornal: Folha de Blumenau
Nessa edição o jornal relatou o trabalho do bombeiro Zeca durante a enchente que atingiu Blumenau e Gaspar.
http://www.folhadeblumenau.com.br/novosite/noticia.php?noticia=5125&url=noticia.php?noticia=5125

Kátia Pereira e Daniela Hertel

quarta-feira, 11 de março de 2009

CHUVAS EM BLUMENAU - BLOG: INFORME BLUMENAU ALEXANDRE GONÇALVES

ALUNOS: ELISSANDRA C. HANS E ANDRÉ FERREIRA

CHUVA
23/11/2008 | Geral | 36 comentários
TÓPICOS:
CALAMIDADE
RIO SUBINDO
SEM LUZ
SEM ÁGUA
SERVIÇO
LHS EM BLUMENAU

AINDA NO DIA 23/11/2008
CAOS
TRISTE
MAIS OU MENOS PERTO
DIA DIFÍCIL
NO ESCURO
ILHADOS
COM FOTO DA RUA DAS MISSÕES QUANDO A ÁGUA ESTAVA INVANDINDO O LOCAL.
OITO COMENTÁRIOS
COMENTÁRIO Daniela em 23/11/2008 as 13:08:
"É assustador!E o pior é a falta de preparo do poder público em relação a isso! Aonde está a defesa civil? Todas as informações que obtivemos foi por algumas rádios. O telefone da Defesa Civl não estava atendendo e quando atenderam não tinham informações a passar! Me lembro de algumas enxurradas que acontecem em blumenau e a prefeitura avisava os morados e deslocava-os 24 horas antes de pegar agua em nossas casas è uma irresponsabilidade da atual administração! Essas mortes que aconteceram é culpa única e exclusiva dos que dirigem a nossa prefeitura! Estão brincando com as nossas vidas"!


LEITURA:
A medição das 14 horas é de 10 metros 52 centímetros. O nível subiu 14 centímetros em relação a medição das 13 horas. A previsão é que atinja 10 metros e 80 centímetros às 18 horas.


23/11/2008 | Geral Alexandre Gonçalves apresenta:
Reprodução do release da Prefeitura solicitando ajuda da sociedade
Para que as pessoas que morem próximas aos abrigos encaminhem, mantimentos, roupas, colchões e etc para os abrigos. A secretaria de saúde também solicita profissionais da saúde para os abrigos, Alexandre coloca endereços dos abrigo

Comentário otimista :Boa sorte pra todos que estão nessa situação! Vai dar tudo certo….

26/11/2008 | Geral FORA DO AR
EXPLICANDO 1
Caros leitores, a tragédia que assola Santa Catarina e em especial Blumenau comprometeu o trabalho do blog. Desde a última postagem, no começo da tarde de domingo, fiquei fora do ar. Primeiro por problemas absolutamente técnicos. Minha casa, na Velha, ficou sem energia desde a noite de sábado até o final da tarde de segunda-feira. Na televisão fomos obrigados a desmontar a estrutura da emissora no domingo à tarde, pois a água ameaçava entrar no prédio e ficamos praticamente incomunicáveis até a noite de segunda e ainda estamos trabalhando para restabelecer a operação, o que deve acontecer efetivamente amanhã.

Alexandre gonçalves explica porque não estava atualizando o Blog, 11 comentários foram feitos:
Anonymous em 26/11/2008 as 20:51:
Parabéns Alexandre! Meus sentimentos por suas agruras pessoais e profissionais! Conte conosco. Somos teus leitores assíduos e mereces a compreensão e a parceria. Conta comigo! Conta conosco!

30/11/2008 | Geral - PESSOAL
DE VOLTA
Neste momento que volto a escrever no blog, completa-se uma semana da última postagem, quando a “casa” literalmente começou a cair para boa parte dos blumenauenses e nas demais cidades da região. Como expliquei na postagem anterior, fiquei impossibilitado de estar aqui por conta de problemas técnicos, como a falta de luz durante quase três dias, e pela correria que virou a rotina pessoal e da tv. Pretendo tentar voltar a postar a partir de agora e como já começo atrasado a falar da catástrofe, não tenho a ambição de ficar atualizando constantemente com informações e serviços, por falta de fôlego. Alguns colegas já estão fazendo este trabalho na rede, com destaque para o allesblau.net.


Alexandre Gonçalves explica que voltou a falar sobre a tragédia no seu blog após uma semana, por problemas técnicos ele não pode atualizar seu blog, justificando também que estava trabalhando na TV. Diz ainda que não pretende ficar atualizando informações e serviços por falta de fôlego.

Ele faz um resumo do que viveu nesses oito dias: "Um telefonema entre quatro e cinco horas da manhã do sábado retrasado (22) dava conta que uma explosão acontecia naquele momento na BR 470, em Gaspar. Chovia muito. Era uma tubulação do gasoduto. Quando consegui mobilizar uma equipe da Ric Record, descobri que o competente e abnegado Caio Santos já estava no local fazendo as primeiras imagens. Uma cratera sugou um Fiat Pálio, cujo motorista só teve tempo para ligar o alerta e fugir correndo. Não sou místico, mas naquele momento havia um prenúncio de que os próximos dias seriam difíceis. Mas não podia esperar que fossem tão dolorosos.
A partir daquele momento os telefones não pararam mais e a tensão começava a crescer. Durante o sábado a chuva não deu trégua e as notícias de pessoas isoladas e ameaçadas começavam a aparecer de diversos lugares. À tarde, a primeira vítima fatal das 24 oficiais divulgadas até agora. A pequena Luana, de três anos. Estive lá com o cinegrafista Demian Lenine assim que aconteceu. A expressão que o mundo veio abaixo se aplicava bem ao que vi. Tristeza, raiva e muito medo estavam estampadas no rostos dos moradores da rua Araranguá, que acompanhavam o resgate do corpo e a dor da família".
TÓPICOS DESSE DIA, ACOMPANHADOS DE COMENTÁRIO
DE VOLTA.
A MINHA
"Quase todos têm histórias para contar sobre a tragédia que atingiu gente em todas regiões da cidade. Para retomar o contato com os leitores quero descrever a minha rotina nos últimos oito dias e assim passar um pouco da visão de um jornalista experiente em meio ao caos urbano".
ALEXANDRE FALA DE SUA VISÃO JORNALISTICA EM MEIO AO CAOS QUE HAVIA SE ESTABELECIDO

O START
Um telefonema entre quatro e cinco horas da manhã do sábado retrasado (22) dava conta que uma explosão acontecia naquele momento na BR 470, em Gaspar. Chovia muito.Não sou místico, mas naquele momento havia um prenúncio de que os próximos dias seriam difíceis. Mas não podia esperar que fossem tão dolorosos.
ALEXANDRE FALA QUE A EXPLOSÃO NA BR 470 ERA O PRENÚNCIO DA TRAGÉDIA QUE ESTARIA POR VIR.

A CONFIRMAÇÃO
À tarde, a primeira vítima fatal das 24 oficiais divulgadas até agora. A pequena Luana, de três anos. Estive lá com o cinegrafista Demian Lenine assim que aconteceu. A expressão que o mundo veio abaixo se aplicava bem ao que vi. Tristeza, raiva e muito medo estavam estampadas no rostos dos moradores da rua Araranguá, que acompanhavam o resgate do corpo e a dor da família.
ALEXANDRE EXPRESSA O QUE VIU NA RUA ARARANGUÁ APÓS A CONFIRMAÇÃO DA PRIMEIRA VITIMA FATAL DA CHUVA.

FORA DO AR
A Ric Record não tem programação de jornalismo sábado à noite e nem domingo durante o dia, mas os fatos mudaram a grade da emissora, que fez um grande jornal sábado à noite e domingo à tarde. Até a água bater a nossa porta, cujo limite aconteceu no final da tarde de domingo. Um grupo de poucas pessoas (muitos funcionários não tinham como chegar a tv e outros estavam tentando proteger suas famílias e salvar seu patrimônio)
ALEXANDRE EXPLICA O QUE ACONTECEU COM A RIC RECORD QUE FICOU FORA DO AR.

CAOS
Pela correria, tive que trafegar pela cidade seis vezes de sábado à segunda pela manhã, os momentos mais críticos. Era o caos. Ruas alagadas, carros andando na contra-mão, “cachoeiras” que caiam das ruas mais altas, motoristas nervosos, poucos caminhos.
ALEXANDRE TRAFEGOU PELA CIDADE NOS MOMENTOS CRÍTICOS DA CHUVA.

LOCALIZANDO
No sábado perto da meia noite a energia foi cortada e no domingo, a noite foi muito difícil. No escuro e com a água entrando com uma força pela frente e por trás do prédio, tivemos muito medo. E ficávamos tentando avaliar os momentos de pavor que milhares de blumenauenses passavam naquele momento, na tentativa de minimizar os nossos temores.
ALEXANDRE FALA DO SEU DRAMA PESSOAL EM SEU PRÉDIO.

“TRANQUILO”
Naquele momento a minha avaliação foi seguinte. Mesmo com falta de energia, teríamos alimentação para pelo menos quatro dias, na hipótese da chuva permanecer intensa e a água não baixar. Nunca pensei que a estrutura do prédio pudesse estar ameaçada, o que só percebi no dia seguinte, quando São Pedro resolver dar uma amenizada e foi possível ver os estragos. A ficha do risco que corremos só caiu depois.
ALEXANDRE EXPLICA QUE FICOU TRANQUILO, PORÉM SÓ VERIFICOU OS RISCOS QUE ESTAVA CORRENDO DEPOIS, COM A DIMINUIÇÃO DA CHUVA

DE VOLTA AO MUNDO
Apreensivo com a situação da morada, a tarefa era re-ligar a tv ao mundo. Difícil, pois poucos podiam chegar até a emissora por causa da dificuldade de circular na cidade e nas estradas da região.
ALEXANDRE FALA DA VOLTA DAS TRANSMISSÕES NA TV AOS POUCOS


TIME
Uma verdadeira força-tarefa começou a ser montada para colocar a tv no ar e recuperar o tempo perdido. Diversos profissionais foram agrupados ao quadro da Ric Record e no mínimo quatro equipes por turnos foram mobilizadas para estar em todos os bairros. De uma forma mórbida, nunca foi tão fácil achar pautas e histórias para contar. Era só andar pela cidade. A notícia estava a cada esquina, a cada quadra.
ALEXANDRE DIZ HOUVE UMA FORÇA-TAREFA PARA COLOCAR A TV NO AR, COM DIVERSOS PROFISSIONAIS, QUE HAVIAM MUITAS PAUTAS AS NOTÍCIAS ESTAVAM EM CADA CANTO DA CIDADE, ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS DA TRAGÉDIA.

ACORDARAM
penas dois dias depois a imprensa nacional começou a se dar conta da tragédia que acontecia no Vale. O foco inicial ficou direcionado para Itajaí, que estava debaixo de água, mas o número de mortos era muito menor.
ALEXANDRE FALA SOBRE A IMPRESSA NACIONAL QUE SE ATENTOU PARA O QUE ESTAVA OCORRENDO DOIS DIAS DEPOIS E AOS POUCOS FOI SE DANDO CONTA QUE A TRAGÉDIA ERA MAIOR QUE IMAGINAVAM.

EM PESO
direção e o jornalismo nacional da Record aportaram na região, com Brito Jr., Paulo Henrique Amorim e Roberto Cabrini. Uma campanha foi lançada para buscar recursos que serão destinados exclusivamente a construção de casas.
ALEXANDRE COMENTA QUE JORNALISTAS RENOMADOS DA IMPRENSA NACIONAL VIERAM ATÉ BLUMENAU PARA ACOMPANHAR DE PERTO O CAOS.

MAIS TARDE
Quero uma hora dar visibilidade ao trabalho do pessoal da emissora. Eles chegaram a lugares que só os apaixonados pelo jornalismo conseguem. São cenas, sons e depoimentos que não serão esquecidos jamais.

ALEXANDRE FINALIZA, APÓS UM GRANDE RESUMO, FALANDO DA PAIXÃO QUE SÓ UM JORNALISTA PODE TER SE ARRISCANDO EM LUGARES PERIGOSOS PARA CAPTAR SONS, IMAGENS, DEPOIMENTOS QUE FICARÃO NA HISTÓRIA DO PAIS.
FONTE ( ARQUIVO DO BLOG)

Tragédia em Blumenau segundo Globo.com

A tragédia que ocorreu em novembro em Santa Catarina, começou a ser noticiada pelo site da globo a partir do dia 24 de novembro.
A noticia é superficial, e não abrange a dimensão da tragédia que ocorreu aqui na região.
As fotos vieram de moradores da cidade, e foram publicados primeiro no site clicrbs, conforme observamos.Foram vistas fotos da cidade de Joinville em baixo d’água, da Br 101 com desmoronamentos, de Itajaí, uma casa inundada e de Blumenau, moradores com suas canoas remando por onde antes haviam ruas e avenidas. Inclusive as pessoas continuam postando fotos dos dias seguintes.

No dia 25 de novembro foram postadas novas informações, todos acompanhados de vídeos. Cinco no total. Os vídeos mostram a ajuda de São Paulo para as vítimas da tragédia, outro vídeo mostra o município de Ilhota visto do alto, já outro mostra os mais de cinqüenta mil desabrigados do ocorrido, especialistas tentam explicar o que ocorreu em Santa Catarina e por fim é mostrado os donativos enviados pelo Sul e Sudeste.

Já no dia 26 de novembro há 2 vídeos mostrando o desespero do moradores e o estado em baixo d’água.
Seguem com 4 páginas de informações sobre a catástrofe aqui no estado.
Os textos relatam da segurança reforçada devido aos saques, da visita de Lula em nosso estado e nas cidades atingidas. Das doações feitas pelos diversos estados brasileiros, dos bancos e os números das contas para doações, das rodovias liberadas, do número de mortos. A defesa civil alerta dos falsos e-mails pedindo doações, relata a ajuda de cães fareja dores, a falta de energia elétrica nas cidades atingidas, e por fim da liberação das verbas para as cidades.

No dia 27 de novembro existe 9 vídeos das cidades devastadas, e das pessoas fazendo doações. Segue ainda com 7 páginas de textos com atualizações sobre o que foi postado no dia anterior, número de mortos, verbas liberadas, números de desabrigados e muitos mais.

No dia 28 de novembro, foram postados mais vídeos do site globonews. Eles retratam a lama que atingiu a cidade, as casas, num deles é falado sobre a enchente de 1983, e noutro mostra o programa de Ana Maria Braga, “Mais Você “, onde foi gravado o programa na cidade de Blumenau.
Continuam mais texto sobre o encerramento doa no letivo, sobre a gravação do programa de Ana Maria, sobre o bairro progresso, segundo um dos textos, como o mais atingido de Blumenau. Os textos continuam a atualizar os números de mortos, da solidariedade das pessoas com os atingidos da chuva, da enchente de 1983, sobre as rodovias interditadas. Segue ainda um texto contando que a defesa civil interrompeu a busca por desabrigados e a entrega de mantimentos no Morro do Baú, devido a novos deslizamentos.
Neste dia, são somente 3 páginas de informações.

Já no dia 29 de novembro, não foi encontrado nenhum registro.



Michele Chagas, Morena Teixeira

terça-feira, 10 de março de 2009

Revista VEJA na catástrofe de Santa Catarina


Que a internet se tornou meio indispensável de comunicação, isso todo mundo já percebeu e de certa forma foi atingido por essa inovação midiática; mas a dimensão que um site pode adquirir e servir como base de informações, tem variáveis.

Se pesquisarmos em sites de busca, através de uma palavra chave como “desastre em Blumenau”, certamente será possível encontrar desde artigos à notícias e fotos, afinal, com a acessibilidade da internet, qualquer pessoa pode ter um blog ou um hot-site e comentar ali o que desejar, como muito se foi feito na semana da catástrofe - inclusive em páginas de relacionamento como o orkut e MySpace. É preciso portanto, questionar a credibilidade das informações publicadas, afinal, qualquer um escreve o que bem entende, não tendo muitas vezes o menor aprofundamento jornalístico.

A credibilidade da mídia na busca por informações, nos remete a confiar em sites e portais conhecidos, na certeza de encontrar uma apuração verdadeira dos fatos. Diferente de sites locais por exemplo, ou páginas encontradas através de buscas, o site da revista VEJA associa o nome da publicação a divulgação dos fatos, além do periódico, por ser conhecido nacionalmente, atrairá muito mais acessos.

Edição 2089 de 03/12/2008: Confira..
Na primeira edição divulgada uma semana após o desastre no estado de Santa Catarina, a revista VEJA traz na capa a foto da primeira vítima da catástrofe. Fotos documentam o resgate de famílias os números exatos dão a credibilidade à revista. No mapa é possível ter a dimensão exata das cidades atingidas e entender como aconteceram os deslizamentos.

Edição 2090 de 10/12/2008: Confira..
Na segunda edição a repercussão dos fatos foi reduzida apenas à coluna escrita por Lya Luft, a escritora deixa claro que a participação e a conscientização de todos os brasileiros é muito importante para reerguer o estado de Santa Catarina. Com palavras, ela eleva a moral dos catarinenses e busca consolar aqueles que perderam tudo e compara o Brasil com outros países que sobrevivem em meio a guerras e a destruição.

Edição 2091 de 17/12/2008: Confira..
Na terceira edição, o acontecimento recebeu uma carta do leitor, com o título de tragédia em Santa Catarina em que o paranaense Giles Balbinotti deixa clara sua indignação diante as atitudes dos governantes.

Edição 2093 de 31/12/2008: Confira..
Na Retrospectiva 2008, foram documentadas todas as informações de maneira resumida para que o leitor pudesse ter uma leitura geral. Passado um mês da tragédia que se abateu sobre estado catarinense as imagens e os números vieram reforçando todos os dados apresentados pela revista até então.

A internet, tornou-se indispensável no cotidiano, tanto como ferramenta de comunicação, quanto para a busca de notícias e informações. O desastre no Vale do Itajaí conseguiu atingir um número maior de interessados em informações, através da internet e as publicações on-line da revista VEJA, permitiram que as matérias fossem exteriorizadas para além do impresso, servindo inclusive como base para novas produções jornalísticas.

Site da PMB se transforma em Utilidade Pública durante a enchente

Foi analisado o site da Prefeitura Municipal de Blumenau atualizado diariamente pela Secretaria de Comunicação. O Período de análise foi de uma semana, 22 a 29 de novembro de 2008. Além de notícias relacionadas à enchente, o site foi de suma importância nas informações de utilidade pública.


22.11 - SÁBADO

No sábado o Prefeito João Paulo Kleinübing declarou estado de emergência total na cidade, que até o momento era parcial, devido as fortes chuvas haviam caído nos últimos dias.

23.11 - DOMINGO
O domingo foi o dia em que a cidade entrou em caos. No site, este dia, foram publicada uma série de informações para as pessoas se orientarem em caso de enchente, os procedimentos a serem tomados em cada situação, o prefeito solicitando auxilio das empreiteiras, pedidos de doação de colchões a comunidade, funcionamento dos ônibus, e a suspensão do atendimento escolar.

24.11 – SEGUNDA-FEIRA
Neste momento o site já estava mais voltado a Utilidade Pública do que um informativo. Informações como previsão do tempo em Blumenau para a semana, horário parcial dos ônibus, localidade do abrigos, boletins da Secretaria de Saúde (1 e 2), do Samae, suspensão das atividades escolares, número de desabrigados, canceladas atividades sociais, locais para doações, entre outras. Na segunda-feira ainda o Prefeito decretou estado de calamidade pública na cidade de Blumenau.

25.11 – TERÇA-FEIRA
A partir dessa data já foi informado mais alguns lugares para encaminhar as doações aos desalojados da enchente, que são o Sine (Sistema Nacional de Empregados de Santa Catarina)
e também o Pró -Família além de informar os 45 abrigos que estavam atendendo a população.
A prefeitura continuaria fechada ate o dia 28/11/08, mas os funcionários foram convocados para auxiliar nos trabalhos de ajuda a comunidade.
Também na Secretária de Saúde e Coordenação Odontotologia da Secretaria Municipal de Saúde.
Assim as Unidade de Saúde voltam a funcionar nesse dia.
È avisado a comunidade que o Corpo de Bombeiros foi transformado em hospital é que qualquer ferido pode se encaminhar ao local.
Nessa data também foi informado que os helicópteros continuavam auxiliando as áreas isoladas levando mantimentos, fazendo as buscas e ainda foi informado o número de mortes ate o presente momento em toda a cidade.

Também foi passada a previsão do tempo
A Faema pede a população que puderem disponibilizar locais para depositar o lixo, entulhos e outros materias que foram resultantes dos deslizamentos e alagamentos na cidade.


26.11- QUARTA-FEIRA
A previsão do tempo era de tempo instável ainda até o final da semana, o diretor da defesa civil alertou para que as pessoas evitassem sair de casa. E ainda trazia a medição do rio que estava com 4,58 metros acima do nível normal, mas que continuaria baixando.
Outra informação do dia era dos ônibus que voltaram a circular pela cidade, o nome das linhas e os terminais que estavam funcionando.
Ainda nesta data as informações foram direcionadas ao trabalho realizado pelos PMS em Blumenau que estavam nas ruas para evitar furtos e problemas da população.
Com os problemas da população e dos desabrigados e desalojados na cidade foi instituído um serviço de coleta das doações para as pessoas atingidas pela tragédia.
Um balanço geral foi apresentado sobre o número de doações recebidas e do número de pessoas atingidas pela catástrofe, os números aparecem detalhados informados e levantados pela assistência social da cidade e da defesa civil.


27.11- QUINTA-FEIRA
A partir de agora 62 abrigos já estão espalhados pelos bairros para atendimento,
10 polícias militares levaram na manhã de quinta-feira, medicamentos e alimentação aos moradores do morro do Baú. E um dos pontos de coleta, a Vila Germânica, informa quais os alimentos que estão em falta.
Retorna o funcionamento de duas ETAs, que contam com a produção de água normalizada.Mas enquanto muitos continuam ainda sem água, moradoresd isponibilizam água de poço a visinhos.
A a Defesa Civil e o Samae solicitam que as pessoas que residem nas áreas onde o fornecimento de água está restabelecido, que procurem economizar o máximo possível.
É também informado a população quais as Unidades de Saúde que estão funcionando normalmente e sobre seus atendimentos prioritários.
Duas pontes moduladas serão erguidas nesta quinta-feira ainda para auxiliar comunidades isoladas no bairro do Garcia.
O hemocentro faz um pedido para que a população comece a doação de sangue para ajudar as vítimas da enchente ao mesmo tempo em que a Secretária de Saúde de Blumenau, da orientação a população sobre vacinação contra a Leptospirose e Tétano.

È pedido a população que colobora com a Operação Esperança, para proteção e assistência as vitimas da enchente e dos deslizamentos no município.

È informado a população sobre a liberação de meia pista da rua 1º de Janeiro() e também sobre a liberação da primeira ponte móvel na rua Emilio Tallmann

Ainda na quinta-feira o Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, decreta luto oficial de três dias no Estado devido a calamidade que aconteceu.


28.11- SEXTA-FEIRA
Na sexta-feira, após a tragédia alguns CEIs voltam a atender em regime de plantão.
O rio estava estável e sua medição passou a ser feita duas vezes ao dia e não mais de 60 em 60 minutos.
A fundação Pró-Família suspendeu suas atividades por tempo indeterminado além das atividades dos grupos externos que consistem em oficinas de dança, folclore, capoeira, violão, esportes, judô e coral.
A classe empresarial se mobilizou para ajudar os atingidos, e foi criada uma conta bancaria para as pessoas interessadas em doar.
Informações sobre o abastecimento de água na cidade que estava bem comprometido.
A secretária de obras informou que a estimativa era de que 80% das ruas da cidade estariam em condições de passagem até sábado.


Como fazer as doações
para Blumenau foi tema ainda na sexta-feira que trazia dados das contas bancarias para a realização das doações.
O Seterb informou a população sobre os horários e as linhas do transporte coletivo para os dias 29 e 30.
A Semed, informou as decissões sobre o final do ano letivo nas escolas minicipais e estaduais.
Os Ambulatórios Gerais, Unidades Avançadas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família trabalharam em sistema de plantão para atender as vitimas da enchente.
A Vigilância Epidemiológica de Blumenau orienta a população sobre como evitar o contágio de lectospirose e outras doenças transmitidas.
A coleta de lixo na cidade foi mantida e a listagem das ruas onde teria os caminhões estava discriminada em logo após o comunicado.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semascri), informou a necessidade de voluntários para trabalhar nos abrigos montados na cidade.
A prefeitura informou ainda no dia 28, que o atendimento ao público voltaria na quarta-feira dia 3 de dezembro. Mas que os funcionários estavam convocados para voltar ao trabalho na segunda-feira dia 1 de dezembro.


29.11- SÁBADO
No sábado saiu um balanço da tragédia em Blumenau, onde contava que 50 mil pessoas já tinham sido atingidas. A situação quanto ao ônibus, as áreas de risco e mais informações sobre as doações também foram noticiadas no sábado. A partir deste dia a cidade passou a iniciar um longo processo de reconstrução de dura te hoje e não tem previsão para finalizar.


Liciane Tavares, Luana Nascimento, Samira Geissler

















Análise da cobertura da enchente de 2008 feita pelo blog AllesBlau

SÁBADO (23/11/2008)

O blog foi criado no sábado dia 23 de novembro a partir da percepção de sua criadora, estava chovendo muito forte n a cidade e rapidamente muitas ruas de principais acesso já estavam alagadas. O post do blog mostra realmente esta percepção, alguém que se assusta com a quantidade de água e comenta seu trajeto e as ruas que precisou desviar para conseguir chegar ao seu destino. Informa também, o que assusta muito os blumenauenses mais velhos, que já passaram por outras enchentes, a chegada da noite e a falta de energia, cerca de 20mil blumenauenses, postam esta informação repassada pela Celesc , utilizam fonte segura. Passa a divulgar vários links, como videos do youtube e links oficiais, o mais importantes deles na verdade, para acompanhar o nível do rio Itajaí-Açú hora a hora. Divulga noticias, a principal delas, sobre o vestibular da Furb , que esperou até o ultimo minuto para confirmar que cancelaria o vestibular, prova de que ninguém esperava toda a catástrofe que aconteceu. Aproveitam para agradecer e se engrandecer pela qualidade das informações, pela quantidade de pessoas que ajudam para o conteúdo do blog.

DOMINGO (24/11/2008)

No domingo, já trata sobre o assunto mais detalhado, porém já faz um apanhado de tudo que já aconteceu nela cidade. Passa a ter posts curtos com informações rápidas e de extrema importância, detalha a situação de várias ruas pela cidade a fora. Os posts ficam praticamente obsoletos devido as fotos impactantes . Casas desabadas em várias partes da cidade, encostas de morros deslizando e as principais vias da cidade completamente alagadas., assim como em outras cidades do estado. Aproveita também para divulgar outros meios de comunicação para que as pessoas possam estar sempre informadas, online, via TV ou rádio. O blog fica mais sério, devido a situação que a cada vez se agrava mais e é noticiado em toda a mídia, praticamente um novo acontecimento a cada minuto uma nova situação das ruas da cidade. Ainda na nos posts de domingo, logo nos primeiros vêm se destacando o trabalho da rádio Nereu na cidade, conforme postado a transmissão começou as sete da manhã daquele dia e não tem hora para terminar.Os posts que sucederam estes foram relacionados ás fotos dos moradores que mandavam para auxiliar no trabalho dos blogueiros. Vários moradores, de onde conseguiam fazer as fotos enviavam para os mesmos, o resultado, foram imagens de várias partes da cidade. Foi citado também a cobertura jornalística da TV Galega na tragédia e da Rádio Mix - que transmitia hora a hora as novas medições do rio e já dava as próximas previsões. Logo após essas informações, foi postado que no bairro Fortaleza cinco pessoas foram soterradas, novamente moradores mandam fotos de seus bairros afetados e a defesa civil já começa a passar os primeiros locais que estão servindo de abrigos para aqueles que perderam sua casa ou não têm para onde ir pois sua casa foi interditada.Algumas horas depois, é anunciado o problema na energia elétrica de Blumenau, em compensação, algumas áreas já anunciam o reabastecimento da energia em alguns bairros é comunicado também, que a rádio Mix acaba de sair do ar, tanto na rádio quanto na Internet, o que é lamentado por muitos pois era o único meio de saber das últimas notícias pois era o meio mais acessível no momento.Como praticamente todos os bairros de Blumenau foram seriamente prejudicados, as primeiras instituições de ensino já começam a anunciar a suspensão das aulas em diversas instituições, as primeiras foram a Furb, Ibes, rede municipal e estadual. Outro caos se estabeleceu em Blumenau: a falta do combustível, foi postada uma foto da fila de motoristas na rua Benjamin Constant querendo abastecer seus automóveis . O hospital Santa Catarina anuncia que não tem mais condições de atender pacientes,a CELESC divulga que 42% da cidade encontra-se sem energia elétrica.Um boletim da defesa civil anuncia que as 11:00 o nível do rio 10,06 metros e na rádio Nereu temos a informação que devido a uma barreira que caiu na SC-474 –que no momento era o único acesso á cidade que ainda estava liberado -foi interditado, deixando a cidade isolada. É divulgado um vídeo da Rua Frei Gabriel Zimmer com a Almirante Barroso no site youtube . É comunicado para a tranqüilidade da população, que as barragens de Rio do Sul, Ituporanga e Taió estão em situação controlada, apesar das fortes chuvas. Novamente, é postado foto de alguma localidade de Blumenau, desta vez na rua 25 de julho com a rua Paris.Começa um novo desafio: a questão dos mantimentos no mercados e supermercados de Blumenau, o Supermercado Angeloni informa que não irá abrir no domingo e vários mercados de bairro que ainda atendem a população, faturam com a procura por mantimentos. Foi informado á população que a linha de transporte coletivo saiu de funcionamento e que o 23 BI está recrutando militares para apresentação em caráter de emergência. Os próprios internautas criaram um endereço de MSN para arrecadarem doações para os atingidos. São anunciadas as primeiras mortes em Blumenau, oito no total. Neste mesmo dia,foram enviadas novamente fotos de várias localidades de Blumenau, cada morador, mostra seu envolvimento com o caso. Ás 14h00min, a defesa civil já dá a nova medição do Rio Itajaí Açu: 10,52 e já é anunciado que a chuva começa a dar uma trégua na região. O governador do estado de Santa Catarina já se encontra em Blumenau para averiguar a situação e é pelo site Santa On Line lançada para as 18h00min a previsão do Rio Itajaí : 10,80. Neste dia também, os próprios moradores que não conseguem as informações em outros meios de comunicação pedem auxílio de informações de como entrar e sair de algumas ruas da cidade. Vários relatos são postados dos moradores, cada um querendo contar sua história e o que aconteceu com cada um deles. É anunciado que acaba de cair mais uma barreira na estrada velha que liga Blumenau e Indaial, essa informação foi passada pela Rádio Nereu. Um morador do bairro Escola Agrícola afirma que volta a chover, após breve estiagem, no bairro –vale a pena ressaltar, que para ter essa informação o morador avisa que olha pela janela para conseguir essa informação. Os próprios blogueiros chegam a postar que neste mesmo dia alcançaram a marca de 20.400 acessos no blog, o que confirma a importância que esse meio veio ter junto a população.Enquanto isso, diversos moradores mandam fotos e relatam o que acontece no bairro onde moram, cada um tenta ajudar na divulgação dos fatos. É informado que as tv’s Galega, Furb, e rádios Nereu e Clube não estão mais no ar. A defesa civil anuncia o novo número de mortes na cidade: 16 até o momento. Moradores alarmados avisam que no morro Coripós a situação é crítica e ameaça desabar, e os moradores estão saindo de suas casas. Na tarde deste domingo, foi anunciado o novo nível do Rio Itajaí: 10,74 as 17h00min. A Furb TV anunciava que o nível do rio na região de Indaial e Timbó estão baixando e chove apenas em Blumenau. Mais fotos enviadas por moradores de diversas regiões da cidade são postadas. Ás 18h00min o rio chega a 10,82 m., quem anuncia é a Furb TV.Pelo blog da Atlântida, a prefeitura pede ajuda ás empreiteiras para socorrer os bairros mais necessitados. Ás 19h00min o nível do rio chega a 10,90m com previsão para 11,10m para as 23:00. Um parente de vítimas aqui do estado, pede notícias de seus familiares já que o mesmo encontra-se em Campinas/SP, graças a interatividade da internet essas pessoas podem se comunicar instantaneamente coisa que não seria possível se fosse em outras épocas. É anunciado na Rádio Mix que os governos do estado do Paraná e do Rio Grande do Sul mandam ajuda para os afetados. As autoridades pedem a população para que não saiam de carro, pois estão atrapalhando os serviços de socorros da população. A rádio Mix acaba de anunciar que 650 pessoas ainda permanecem presas no parque Cascanéia, em Belchior, região bastante afetada também com os desastres. Todas as universidades de Blumenau confirmam a suspensão das aulas, enquanto isso o prefeito da cidade, João Paulo Kleinubing dá uma entrevista á rádio Mix, tranqüilizando a população e pedindo a solidariedade de todos nesta hora. São confirmadas cinco mil pessoas desabrigadas e a previsão é para que aumente esse número com a chegada da noite. A defesa civil se antecipa e lança a previsão para as 06h00min de segunda-feira: 12m. A rua XV de novembro, principal rua do centro da cidade acaba de ficar sem energia devido ao alto nível do rio, o corte foi feito de maneira preventiva. Ás 20h00min o Rio Itajaí-Açu chega a 11,03m. Um morador da cidade de Brusque acaba de anunciar que na sua cidade a chuva é constante e já há pontos de desmoronamentos na cidade. Por volta das 20h00min surge um novo problema á população: labaredas começam a preocupar os moradores que conseguem visualizar o fogo de praticamente todas as partes da cidade, ninguém sabe ao certo o que acontece, mas o medo e a aflição são intensos. Ás 21h00min o rio chega á marca de 11,17m. Muitas pessoas acessam o site para saberem o que e onde acontece o fogo que muitos conseguem visualizar, a Polícia Rodoviária Federal anuncia que houve uma explosão na BR-470, pode ter acontecido nas tubulações de gás. Neste mesmo instante acaba de cair uma casa na Rua das Missões e existe uma pessoa soterrada, segundo a rádio Mix a polícia já está no local e há suspeita de que a pessoa já esteja sem vida, se confirmada, será a 10° vítima fatal até o momento. A CELESC informa a população que poderá haver, em caráter de emergência, alguns desligamentos em função das altas inundações. Aproximadamente 23h00min do mesmo dia é declarado “Estado de Calamidade Pública” pelo prefeito João Paulo Kleinubing, 15.605 desabrigados, 20 mortes, e 1.500,000 de pessoas afetadas de alguma maneira pela catástrofe.

SEGUNDA (25/11/2008)

Com a tragédia se mantendo, o foco ainda não pode ser definido, o blog aborda todos os temas relacionados á enchente. Posts pedem informações sobre bairros isolados onde tem conhecidos, e ao mesmo tempo, mostra seu lado mais para o jornalismo, divulgando notas oficias, divulgadas principalmente pela defesa civil. E aproveita mais uma vez para mostrar o reconhecimento que o blog está tendo pela mídia, como os maiores meios de comunicação da cidade não puderam participar da cobertura devido a falta de energia e muitos dos repórteres não estavam na cidade, a cobertura ficou por conta dos mais leigos. Com o passar do tempo e com a chuva se estabilizando na cidade, os blog começa a abranger grande parte do estado, os municípios quem além de Blumenau, estavam passando pela mesma situação de calamidade e falta de informação, infelizmente, municípios como Luis Alves, estava 100% sem energia elétrica, o único meio de saber o que estava acontecendo era o rádio a pilha, do celular, enquanto durasse a bateria ou do carro. Mal podiam acompanhar o blog, mas servia para acalmar ou preocupar mais ainda seus conhecidos que acompanhavam. A defesa civil continua disponibilizando boletins hora a hora, as vezes em um tempo menor ainda, devido a quantidade de informação nova. Voltando a falar das fotos publicadas, uma que chama atenção, e de uma padaria, esta que posteriormente foi acusada de preços abusivos, e mesmo assim, suas prateleiras estão vazias, assim como muitos estabelecimentos que não foram atingidos. Finalmente uma noticia boa, a chuva que finalmente pára, porém, a água foi tanta, que não tem para onde escoar. O que ainda deixa vários bairros e cidade ilhados. A seriedade do blog pode ser vista quando inicia os posts sobre os abrigos, quantidade de desabrigados e principalmente, numero estimado de mortos, que até hoje não se tem um número exato. Em meio a toda a catástrofe, muitos não analisam os perigos que ela pode gerar, o blog alerta para a leptospirose. Além de vários comunicados da defesa civil, a Samae também ganha espaço, já que muitos lugares da cidade já estavam sem água a mais de um dia, e como a chuva ainda caia em alguns lugares ou o nível de água ainda era muito alto comprometendo a qualidade e distribuição da água. Após alguns acessos liberados da cidade, ou até mesmo para que os feridos possam ser atendidos, começa a ser divulgado, além dos abrigos, os ambulatórios disponíveis para atendimento. Catástrofe aparentemente controlada, hora de ajudar, de avaliar a situação, começa a ser divulgada a lista de pessoas precisando de doações e aqueles que podem ajudar. Continua a divulgação de todo tipo de noticia, vinda de todos os lados possíveis, como escolas confirmando a ausência de aula.

TERÇA (26/11/2008)

Na terça feira, dia em que parece estar começando a estabilizar a situação da cidade, logo no primeiro post do dia, vem o lembrete, economize água, algo que estava frequentemente na mídia, com a água baixando, muitos moradores estavam lavando calçadas e começando a limpar os moveis, ignorando muitos dos avisos. Enquanto alguns esbanjavam, outros que ainda não estavam sem água, pois tinham poços, distribuíam, ainda no mesmo assunto, postavam informações repassadas pela Samae, para tranqüilizar e alertar sobre a situação da rede de água na cidade. Um alerta, os saques na cidade, muitos estavam se aproveitando das casas abandonadas e comércios. É feito também uma análise do que esta sendo divulgado mundo a fora sobre a enchente no Vale. O pior parece ter passado, mas ainda há muitas conseqüências, principalmente nos extremos da cidade, um dos bairro mais atingidos, Progresso, com mais um de seus acesso interditados. Vídeos vindos do youtube também preenchem o blog, entrevista feita pela TV Galega e a imagem dos helicópteros fazendo o resgate dos moradores da antiga região do Baú, em Gaspar/Ilhota. Listagem de nomes divulgados dos resgatados no morro do Baú. Ainda na questão de vítimas, uma nova listagem sobre as vitimas fatais nas cidades atingidas, e mais tarde, nomes ainda não são divulgados. Espaço dado também a reclamações da cobertura feita pelas redes televisivas, principalmente a maior rede, Globo. Com a situação se acalmando, pessoas começam a buscar ajuda medica para ferimentos sofridos durante as cheias, solicitado para que todos os funcionários da saúde que tenham condições voltem ao posto mais próximo que esteja funcionando. Novamente é repassado um roteiro de transito, já que muitas ruas estão interditadas ou ate mesmo não existem mais. Para quem precisa sair de casa, mesmo não sendo o recomendando, contatos da empresa de ônibus Gloria para saber do funcionamento das linhas. E a medição do rio continua de hora em hora. Notas sobre ajuda vinda de fora, como mais helicópteros para agilizar o resgate e medicamentos. Mais um alerta dado, pela própria população, os trotes telefônicos que estavam sendo passados, tanto para equipes de jornalismo ou até mesmo para o Corpo de Bombeiros. Para muitos que não sofreram diretamente com a enchente, agora é a hora do turismo sádico, outro assunto muito debatido durante a enchente, o foco do post é a rua Hermann Huscherm, conhecida pelos seus casarões antigos, agora, é hora de visitar os restos que sobraram, e congestionar mais ainda o transito, que já estava em meia pista. A cada nova informação, sobre mortos, ou boletim, o blog é atualizado. O FAEMA também divulga nota sobre o lixo, uma questão que quando a água baixa não se sabe o que fazer com toda quantidade de entulho apareceu no quintal. Como o reabastecimento de água ainda não está 100%, dicas são repassadas, como fazer da água da piscina água potável. Além dos saques, realizados por alguns flagelados, agora é a vez dos comerciantes, aqueles que ainda conseguiam manter seu estabelecimento aberto e com o restante de mercadorias, estavam com os preços muito acima dos normais e mesmo assim, estavam lotados de consumidores. Solicitação de doação além de moradores e abrigos da cidade, agora cidades vizinhas, como Gaspar, estão solicitando doações. Continuamente é divulgada a ação de empresas e pessoas comuns que se solidarizam com a situação, citam o caso da Tarpan veículos, que utilizam do valor arrecado no amigo secreto para comprar cestas básicas. Mais uma noticia alarmante, já danificado, o cais do porto de Itajaí desaba, afetando assim, grande parte da economia da região. Ajuda continua a chegar, bombeiros devem vir de São Paulo, e um avião da FAB deve ser enviado para Florianópolis, homens e cães farejadores também devem vir da força nacional para ajudar nas buscas. 38% da cidade ainda está sem luz, no inicio da noite de terça feira. Os prazos na justiça da cidade são todos adiados, o Fórum não tem condições de trabalhar. Além de alimentos e suprimentos básicos, voluntários disponibilizam seus serviços nos abrigos da cidade. Todo ser vivo precisa de ajuda, alerta aos animais, principalmente cachorros que foram levados pela água e conseguiram algum abrigo ou mesmo foram abandonados pelos donos na pressa de sair de casa.

QUARTA (27/11/2008)

A grande noticia, o governo federal garante 700milhões de verba para ajudar na reconstrução do estado. Após a confirmação da verba, Lula confirma sua presença no estado para ver a situação, deve sobrevoar as partes mais atingidas. Denuncias de abusos de preços e reclamações de atendimento nos comércios da cidade. Previsão do tempo também continua sendo divulgada frequentemente. Divulgado também notas de empresas como a Mapfre Seguros, que estavam disponibilizando equipes para agilizar os atendimentos na região. Mais golpes sendo aplicados, denuncia feita de moradores de Timbó, que receberam ligações telefônicas solicitando doações em dinheiro. Lembrança dado de que mesmo dias passados ao inicio da enchente, não podemos achar que tudo está normal, muitas áreas ainda estão em risco de desabamentos ou de cheias. Mais noticias vindas do presidente Lula, mais 1 bilhão está sendo disponibilizado. Situação controlada em Blumenau, agora é a vez das cidades próximas do Vale sofrerem com as águas, como Itajaí, que parece não escoar como deveria. Outro alarme falso é dado, assustando os moradores, dizia que Itajaí deveria ser evacuada, pois a cidade inteira seria alagada. Outras empresas se solidarizam, como a Cremer e a rede de cinemas GNC. Neste dia o prefeito pela primeira vez fala abertamente em coletiva sobre os acontecimentos na cidade, fazendo um balanço geral dos prejuízos. Informe geral tirado do site da defesa civil referente as rodovias do estado e ligações. Pelo difícil acesso á muitas áreas da cidade, o Correio informa que algumas entregas estão suspensas. Coleta de alimentos tem seu endereço de recebimentos alterado, pois o Pró-Familia já não suporta mais a quantidade, agora devem ser entregue na Villa Germânica. Apresentado balanço III da tragédia pelo Comitê de Emergência.

QUINTA (28/11/2008)

Além de toda a verba prometida pelo governo, na quinta feira, mais de um milhão já está na conta de arrecadações aberta pela defesa civil. O banco Bradesco também se solidariza, informa que fará redução de juros e carência maior para empréstimos em Santa Catarina. Divulgado centro de arrecadações na cidade de Curitiba. Todo tipo de doação é bem vinda, inclusive de sangue, como o Hemocentro sempre precisa de doações, muito mais em situações como esta. Parece que a cidade está querendo voltar ao normal, questionamentos sobre o centro da cidade e o shopping são feitos, ambos estão atendendo, porém com poucos funcionários e nem todas as lojas tem condições de trabalhar devido os danos sofridos. Na região do Garcia, onde somente uma ponte sobre o ribeirão ficou intacta, hoje, o exercito estará colocando pontes moveis para que todas as vias principais voltem a ter acesso. Após quatro dias praticamente sem água, duas ETAS voltam a funcionar e a abastecer a cidade. Região do Baú, que hoje praticamente não existe mais, somente têm acesso por helicópteros, que muitas vezes não consegue pousar ou então com cavalos, o que começa a acontecer hoje, com a chegada da policia montada. Como após vários dias o abastecimento de água ainda não tem prazo para ser restabelecido, a prefeitura libera o uso da água reservada para bombeiros nas caixas d’água. Ônibus tentam circular normalmente pela cidade, pelo menos em ruas que não sofreram tanto e em horários onde á iluminação para não haver riscos. Fotos da Av Castelo Branco, Beira Rio são divulgadas assustando muitos moradores, pois houve um grande desmoronamento na cabeceira da ponte que liga o centro ao bairro Ponta Aguda, porém a defesa civil alega não haver riscos. Novamente um post para alertar todos sobre o mau uso da internet muito mais em uma situação dessas, são criadas comunidades no Orkut ironizando a situação de Santa Catarina, internautas pedem que estas comunidades sejam tiradas do ar com urgência. Para que os helicopteros possam agir com mais agilidade, todo e qualquer campo aberto é usado com heliporto, um exemplo é a escola Técnica CEDUP, que sem aulas, disponibilizou o espaço. Mais uma amostra de que a situação no estado parece mesmo de guerra, é declarado toque de recolher após as 22h tentando evitar os furtos. Além de todas as empresas já citadas que se prontificaram a ajudar, a lanchonete Bareco, reabre hoje, tentando minimizar a dor e todas perdas, faz também um novo lanche, onde parte do arrecadado, será enviado as vitimas.

SEXTA (29/11/2008)

Após quase um dia inteiro de trabalho, na sexta feira, a primeira ponte móvel esta liberado, dando acesso ao bairro Progresso e a Rua Emilio Tallman. Abastecimento na cidade se normalizando, porém a Samae alerta para a qualidade de água, qualquer diferença notada deve ser relatada e as primeiras águas recebidas em casa devem ser fervidas para o consumo. Cerca de 80% das ruas já tem passagem ,podendo assim, manter quase todas as linhas de ônibus. O blog desta vez é quem se sensibiliza e tenta ajudar diretamente, criando uma marca para sua divulgação e ajuda a cidade, Eu (coração) Blumenau. Alerta dado aos empregados que estão sendo pressionados pelas empresas para voltar ao seu expediente normal, em entrevista, um advoga informa que demissão por justa causa não é aceito caso o funcionário foi atingido. Mais dois milhões são liberados para ajudar o estado, desta vez, a área da saúde. A TV Cultura também se solidariza e promove evento para arrecadar doações. Alemanha, país que já ajudou a cidade nas enchentes do passado, se solidariza mais uma vez, disponibilizando 200mil euros. Os deslizamentos no morro do Baú não param, mesmo com a trégua da chuva o local deve ser evacuado. Mais um milhão em recursos prometidos pelo governo, desta vez, para os estados atingidos ao norte de Santa Catarina. Chega em navegantes carregamento com água e alimentos doados pela rede Pão de Açúcar, de São Paulo. Lista de alimentos mais solicitados nos abrigos. Logo feito pela Juliana, jululi, uma das criadoras do blog, está estampado agora em camisetas, aguardando alguém para as produzir. Alerta para os moradores e turistas no litoral, água do mar imprópria para o banho. Aumenta os recebimentos nas contas da defesa civil em vários bancos, em dois dias aproximadamente, foi arrecadado cerca de 2 milhões. A chuva parece que não vai dar trégua para os próximos dias, fazendo com que muitos não possam voltar para suas casas, ou então que cresça a quantidade de áreas de risco. Apoio psicológico também será dado aos desabrigados. Eletrobrás ajuda com 60 milhões a Celesc na reconstrução das vias elétricas. Toque de recolher da resultados em Itajaí, três são presos após as 22h, estão sob custódia para averiguar o acontecido. A noticia que até hoje choca a todos, 60% das áreas atingidas não poderão mais ser ocupadas. Numero de mortos, até hoje confirmados, chega a 100 pelo todo todo. Ajuda continua a vir de todos os lados, curso de panificação doa pães a abrigos.


por

Christiane mara Theiss

Julia Graziela Bonickoski