segunda-feira, 2 de março de 2009

Cobertura de blogueiros na enchente em Santa Catarina

Fiz uma rápida pesquisa do que foi publicado em alguns blogs durante a enchente de 2008 em Santa Catarina. A comunicação online trocava informações entre sobre o que ocorria nas cidades mais atingidas. Eram divulgados sites, depoimentos de pessoas atingidas, ou que acompanhavam de perto a tragédia e comentários de internautas. No dia 26 de novembro a publicação no blog de Rodrigo Piva obteve 114 Comentários. As informações postadas traziam dados de como ajudar os desabrigados, através de contas da defesa civil do estado. http://www.curiosando.com.br/11/2008/apoio-as-vitimas-das-enchentes-em-santa-catarina/.
Diversos blogs fizeram uma prestação de serviço com a divulgação de formas de ajudar o povo catarinense. No Blog do Seu Luiz foi postada a informação de entidades que prestavam apoio naquele momento. Como a OAB que convocou os advogados do estado a participarem de campanhas solidárias, arrecadando roupas, alimentos e outros materiais de primeira necessidade. Já o blog Pipocando Online, forneceu dados da própria Defesa Civil de Santa Catarina. Como nessa postagem: “ Banco do Brasil – Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7; ou Besc – Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0. BRADESCO S/A - 237 Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1 Nome da pessoa jurídica é: Fundo Estadual de Defesa Civil - CNPJ 04.426.883/0001-57.Segundo o site da Defesa Civil de Santa Catarina, o dinheiro será usado para compra de mantimentos para as vítimas.”
O Blog Windows Brasil atualizava números de vítimas e desabrigados a cada momento. “Registro de 54.039 desalojados e desabrigados, sendo 22.952 desabrigados e 31.087 desalojados. São 85 mortes e 30 desaparecidos confirmados e mais 1.500.000 afetados, além de oito municípios isolados — sendo 97.680 pessoas (São Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo). O blog também trazia sites oficiais, com fotos vídeos e outros depoimentos como o da defesa civil. http://www.curiosando.com.br/11/2008/apoio-as-vitimas-das-enchentes-em-santa-catarina/www.sc.gov.br/webimprensa.
Quem estava em outros estados do país também recebeu via blog informações de como ajudar. http://www.interney.net/blogs/inagaki/2008/11/26/como_ajudar_os_desabrigados_pelas_enchen/
Depoimento de pessoas que estavam próximas aos locais atingidos enriquecia a cobertura dos blogs. No blog de Chico Lima, um morador de Blumenau, enviou o seguinte relato da situação que presenciava naquele trágico novembro de 2008. "A situação aqui em Blumenau (SC) ainda está bem complicada. Anteontem (24/11) tivemos o estado de calamidade pública decretado pelo Prefeito. Houve muita chuva nos últimos dias, tornando o solo um 'sorvete derretido'. Na última sexta, sábado e domingo as chuvas caíram com mais intensidade. Com isso, tivemos muitos deslizamentos, desbarrancamentos, muita gente desabrigada e pessoas mortas. O cenário era de caos mesmo (sem exagero). Parecia o 'Ensaio sobre a Cegueira'!
Em outros momentos os blogueiros aproveitaram para avaliar a cobertura jornalística de outras mídias como as redes de televisões nacionais. “não entendo porque a Rede Globo não considera isso uma pauta tão importante como outros casos. Não sou jornalista (nem quero ser; sou só um mero redator publicitário - um faxineiro prostituto das palavras), mas só esclarecendo algumas coisas: a Globo, via RBS (sua repetidora aqui em SC), não está fazendo a cobertura decente do caso (há até um "email corrente" sendo difundido por aqui no qual uma pessoa expõe sua insatisfação). Só vi um flash-plantão interrompendo a programação normal.Na parte "nacional" o pouco que ela está dando limita-se a Blumenau e Floripa (correspondentes da Globo - Ricardo Von Dorf e Kiria Meurer). Acredito que a Globo não publicou nada sobre Itajaí porque sua repetidora (RBS) não tem sucursal com efetivo suficiente por lá, por isso ela não tem material sobre essa região. Ou não teve condições de mandar seus super-repórteres catarinenses para lá.Com a Record - via RIC, sua repetidora local - é o inverso. Ela tem sucursal regional em Itajaí, e nao em Blumenau. Portanto, você verá a Record (via Roberto Cabrini e equipe) falando sobre a situação em Itajaí, e não em Blu. Já a Band ficou fora do ar de sábado até ontem (25/11) de manhã. Entao não sei o que se passa. Nem sei se o Datena tá batendo na mesa, berrando e babando (rs)!
Endereços pesquisados:
http://www.curiosando.com.br/11/2008/apoio-as-vitimas-das-enchentes-em-santa-catarina/
http://www.interney.net/blogs/inagaki/2008/11/26/como_ajudar_os_desabrigados_pelas_enchen/
http://aleosp2008.wordpress.com/2008/11/23/enchente-em-santa-catarina-sobe-para-20-o-numero-de-mortos-2311/
http://jotablog.com/enchente-em-santa-catarina-sc-fotos-imagens-videos-cidades-afetadas-informacoes-estradas-rodovias-brs/
http://www.blogbrasil.com.br/enchente-em-santa-catarina/
http://www.infonetnews.com/enchentes-em-santa-catarina/
http://www.flickr.com/photos/rosanecalegari/3058038911/
http://www.infowester.com/blog/enchentes-em-santa-catarina-ajude-com-doacoes/
http://www.ionline.com.br/fotos-e-video-da-enchente-em-santa-catarina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário