terça-feira, 10 de março de 2009

Revista VEJA na catástrofe de Santa Catarina


Que a internet se tornou meio indispensável de comunicação, isso todo mundo já percebeu e de certa forma foi atingido por essa inovação midiática; mas a dimensão que um site pode adquirir e servir como base de informações, tem variáveis.

Se pesquisarmos em sites de busca, através de uma palavra chave como “desastre em Blumenau”, certamente será possível encontrar desde artigos à notícias e fotos, afinal, com a acessibilidade da internet, qualquer pessoa pode ter um blog ou um hot-site e comentar ali o que desejar, como muito se foi feito na semana da catástrofe - inclusive em páginas de relacionamento como o orkut e MySpace. É preciso portanto, questionar a credibilidade das informações publicadas, afinal, qualquer um escreve o que bem entende, não tendo muitas vezes o menor aprofundamento jornalístico.

A credibilidade da mídia na busca por informações, nos remete a confiar em sites e portais conhecidos, na certeza de encontrar uma apuração verdadeira dos fatos. Diferente de sites locais por exemplo, ou páginas encontradas através de buscas, o site da revista VEJA associa o nome da publicação a divulgação dos fatos, além do periódico, por ser conhecido nacionalmente, atrairá muito mais acessos.

Edição 2089 de 03/12/2008: Confira..
Na primeira edição divulgada uma semana após o desastre no estado de Santa Catarina, a revista VEJA traz na capa a foto da primeira vítima da catástrofe. Fotos documentam o resgate de famílias os números exatos dão a credibilidade à revista. No mapa é possível ter a dimensão exata das cidades atingidas e entender como aconteceram os deslizamentos.

Edição 2090 de 10/12/2008: Confira..
Na segunda edição a repercussão dos fatos foi reduzida apenas à coluna escrita por Lya Luft, a escritora deixa claro que a participação e a conscientização de todos os brasileiros é muito importante para reerguer o estado de Santa Catarina. Com palavras, ela eleva a moral dos catarinenses e busca consolar aqueles que perderam tudo e compara o Brasil com outros países que sobrevivem em meio a guerras e a destruição.

Edição 2091 de 17/12/2008: Confira..
Na terceira edição, o acontecimento recebeu uma carta do leitor, com o título de tragédia em Santa Catarina em que o paranaense Giles Balbinotti deixa clara sua indignação diante as atitudes dos governantes.

Edição 2093 de 31/12/2008: Confira..
Na Retrospectiva 2008, foram documentadas todas as informações de maneira resumida para que o leitor pudesse ter uma leitura geral. Passado um mês da tragédia que se abateu sobre estado catarinense as imagens e os números vieram reforçando todos os dados apresentados pela revista até então.

A internet, tornou-se indispensável no cotidiano, tanto como ferramenta de comunicação, quanto para a busca de notícias e informações. O desastre no Vale do Itajaí conseguiu atingir um número maior de interessados em informações, através da internet e as publicações on-line da revista VEJA, permitiram que as matérias fossem exteriorizadas para além do impresso, servindo inclusive como base para novas produções jornalísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário