Henrique Zanotto – 03.03.03
A análise feita é do site http://www.jornalistasdaweb.com.br/, durante a tragéida de Santa Catarina. O material foi postado pelo jornalista Mário Cavalcanti, entre os dias 27 de Novembro até 05 de dezembro. No site as notícias publicadas são uma espécie de observatório da coberta dos veículos na web, sobre a enchente em Santa Catarina.
No primeiro dia, Cavalcanti postou um material com fotos e vídeos, sobre o que acontecia em Santa Catarina. O conteúdo foi extraído do blog Jornalismo 3G, editado pelo jornalista mineiro Fernando Lima. Ficou a disposição do internauta uma verdadeira seleção de fotos e vídeos cidadãos.
No dia 29 de Novembro o tema do post de Cavalcanti foi referente a uma campanha solidária iniciada pelo site da Band. A emissora de televisão criou uma página especial para a campanha Santa Catarina Urgente: você ajuda na Band, que a emissora está promovendo para arrecadar doações para as vítimas da enchente em Santa Catarina.A página traz uma lista de locais para doações em cidades de diversos estados, entre elas Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São José dos Campos e São Paulo.
No dia 02 de dezembro o site http://www.jornalistasdaweb.com.br/, publicou a campanha virtual em apoio às vítimas da chuva em Santa Catarina entre os blogueiros. Diversos donos de blogs veicularam imagens que exibiam números de contas bancárias da Defesa Civil de Santa Catarina para doações.Entre os blogs participantes da campanha esteve o monitorando.wordpress.com/, do jornalista Rogério Christofoletti. Rogério, que é professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), criador do site Monitor de Mídia (que analisa a imprensa catarinense) e autor de vários livros sobre ética e monitoramento da imprensa, é um dos mais de 30 mil desalojados em Itajaí e está postando diariamente informações diretas do local.
No dia 05 de dezembro a postagem de Cavalcanti foi a da revista mensal multimídia, O monitor de Mídia. A revista que analisa a imprensa de Santa Catarina é produzida na faculdade Univalli de Itajaí, www.univali.br/monitor. Na edição de número 145, do dia 5 de dezembro, a revista online O Monitor de Mídia descreveu a cobertura da mídia regional na catástrofe de Santa Catarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário