quarta-feira, 11 de março de 2009

Tragédia em Blumenau segundo Globo.com

A tragédia que ocorreu em novembro em Santa Catarina, começou a ser noticiada pelo site da globo a partir do dia 24 de novembro.
A noticia é superficial, e não abrange a dimensão da tragédia que ocorreu aqui na região.
As fotos vieram de moradores da cidade, e foram publicados primeiro no site clicrbs, conforme observamos.Foram vistas fotos da cidade de Joinville em baixo d’água, da Br 101 com desmoronamentos, de Itajaí, uma casa inundada e de Blumenau, moradores com suas canoas remando por onde antes haviam ruas e avenidas. Inclusive as pessoas continuam postando fotos dos dias seguintes.

No dia 25 de novembro foram postadas novas informações, todos acompanhados de vídeos. Cinco no total. Os vídeos mostram a ajuda de São Paulo para as vítimas da tragédia, outro vídeo mostra o município de Ilhota visto do alto, já outro mostra os mais de cinqüenta mil desabrigados do ocorrido, especialistas tentam explicar o que ocorreu em Santa Catarina e por fim é mostrado os donativos enviados pelo Sul e Sudeste.

Já no dia 26 de novembro há 2 vídeos mostrando o desespero do moradores e o estado em baixo d’água.
Seguem com 4 páginas de informações sobre a catástrofe aqui no estado.
Os textos relatam da segurança reforçada devido aos saques, da visita de Lula em nosso estado e nas cidades atingidas. Das doações feitas pelos diversos estados brasileiros, dos bancos e os números das contas para doações, das rodovias liberadas, do número de mortos. A defesa civil alerta dos falsos e-mails pedindo doações, relata a ajuda de cães fareja dores, a falta de energia elétrica nas cidades atingidas, e por fim da liberação das verbas para as cidades.

No dia 27 de novembro existe 9 vídeos das cidades devastadas, e das pessoas fazendo doações. Segue ainda com 7 páginas de textos com atualizações sobre o que foi postado no dia anterior, número de mortos, verbas liberadas, números de desabrigados e muitos mais.

No dia 28 de novembro, foram postados mais vídeos do site globonews. Eles retratam a lama que atingiu a cidade, as casas, num deles é falado sobre a enchente de 1983, e noutro mostra o programa de Ana Maria Braga, “Mais Você “, onde foi gravado o programa na cidade de Blumenau.
Continuam mais texto sobre o encerramento doa no letivo, sobre a gravação do programa de Ana Maria, sobre o bairro progresso, segundo um dos textos, como o mais atingido de Blumenau. Os textos continuam a atualizar os números de mortos, da solidariedade das pessoas com os atingidos da chuva, da enchente de 1983, sobre as rodovias interditadas. Segue ainda um texto contando que a defesa civil interrompeu a busca por desabrigados e a entrega de mantimentos no Morro do Baú, devido a novos deslizamentos.
Neste dia, são somente 3 páginas de informações.

Já no dia 29 de novembro, não foi encontrado nenhum registro.



Michele Chagas, Morena Teixeira