Dentre as mais diversas tarefas que o jornalista desenvolve, uma das importantes funções é selecionar a notícia, verificar a importância da mesma, e analisar o público alvo,
para o maior número de interessados e que seja relevante para a sociedade.
Assim, definimos Agenda Seeting, a capacidade, necessidade e poder dos profissionais dos
meios de comunicação em pautar os temas que serão "lançados" no cotidiano dos leitores, ouvintes, ou seja, em qualquer meio de informação que a pessoa tem acesso.
O meio então será responsável por determinar o foco e a opinião dos "clientes"- leitores, telespectadores, ouvintes, entre outros.
Porém, as informações são lançadas de maneira que seja interessante, mas quem formará as diferentes formas de opinião são aqueles que as recebem, isso pode variar conforme a visão religiosa, política, moral e ética.
Esta seleção da notícia precisa ser criteriosa, as notícias causarão discussão na sociedade, e isso é de extrema importância,fazer com que o público se importe e discuta sobre determinado assunto.
Um exemplo que podemos citar é a cobertura de eleições, onde por diversos dias se fala do mesmo assunto. É preciso que seja feita uma pesquisa e levantamentos de como anda a opinião pública , com isso determinar o foco que as matérias tomarão. Isso pode ser aplicado aos mais diversos temas.
A Agenda Seeting, pode parecer algo novo para alguns, que nao tem contato com o que acontece "por trás das câmeras", porém ela tem origem em 1972, com um estudo desenvolvido por dois pesquisadores americanos.
segunda-feira, 2 de março de 2009
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