segunda-feira, 23 de março de 2009

O QUE PENSAR!
Segundo Bernard Cohen (1963) " Na maior parte do tempo a imprensa pode não ter êxito ao dizer as pessoas o que pensar, porém espantosamente tem êxito em dizer as pessoas sobre o que pensar". Se referindo ao poder da Agenda setting, acredita-se que a intensa exploração da mídia a respeito de um fato, ou um assunto, se torna relevante para o público, e isso vai se repetindo. O agendamento atende também a crença de que é necessário haver um critério uma seleção de notícias mais importantes para o público.
Levando em consideração essa teoria posso afirmar que a enchente ou desmoronamento dos morros por causa do excesso de chuvas, foi um fato de grande importância para Blumenau e para o Brasil, vidas se perderam, casas foram destruidas, e os meios de comunicação mostraram com dinamismo o desenrolar do que estava ocorrendo noticiando o que era emergêncial. Analisando o Blogue de Alexandre Gonçalves percebi que ele narrou com precisão o momento da tragédia que estava vivenciando, também demonstrou a sua emoção e impotência diante de uma catástrofe, não podendo atualizar diariamente seu blogue de notícias, porém, quando pode fazer todas as atualizações foi humano e profissional ao relatar os fatos. A principio não pareceu um apelo sobre o que deveriamos pensar sobre os episódios, quem eram os culpados, porquê Blumenau estava tão despreperada. Foram feitos relatos, testemunhos a respeito da violência das águas, apelos de ajuda, e na mídia nacional houve uma grande cobertura sobre a situação dos desabrigados, a falta de água, alimentos, foi mostrado em várias redes de TV, jornais e websites o drama de muitas familias. A mídia focou na questão solidária ajudar em caráter de urgência as vidas que estavam sob o impacto do choque ou correndo riscos de morte, foi bastante eficiente nesse sentindo,o País se voltou para Blumenau através das informações selecionadas e divulgadas.
como toda forma de jornalismo funciona também como um portal por onde nem tudo é divulgado, ou as vezes se torna repetitivo e tédioso pelos excessos em cima de um mesmo ângulo; A cobertura da tragédia em Blumenau também passou por esse portal, e no final das contas a mídia foi fundamental e mais positiva que negativa nesse processo.

Elissandra Hans

Nenhum comentário:

Postar um comentário