terça-feira, 17 de março de 2009

Agendamento da tragédia catarinense

O estudo realizado a partir do blog “Sala de Notícias” em relação a cobertura realizada na tragédia que abalou Santa Catarina em novembro de 2008, mostrou que a veiculação da notícia, durante a primeira semana, deu-se de forma muitas vezes imprecisa. Tivemos esse discernimento a partir da técnica da agenda setting. Essa teoria foi desenviolvida há quase quarenta anos por Maxwell McCombs e Donald Shaw, e foi convertida em um conceito-chave para o estudo da agenda midiática e de seus efeitos.

Desde 1968, vários estudos empíricos sobre o agendamento foram realizados em universidades nacionais e internacionais, e todas as pesquisas deram fortes provas de que são as mídias e os seus retratos do mundo o que estabelecem a agenda do público. “As mídias possuem um papel relevante, às vezes polêmico, na formação da agenda da opinião pública.

Analisando o blog em questão, notamos que não houve por parte do jornalista responsável, a busca pela investigação dos motivos que desencadearam toda a tragédia. Esse espaço on-line serviu, pricipalmente, como um serviço social à população, já que limitou-se a divulgar informações sobre prestação de serviços. Inclusive, encontrou-se poucas notícias produzidas pelo jornalista. A maioria dos textos foram escritos por outros e o administrador do espaço limitou-se a publicar. Ele também utilizou muitos releases enviados por assessorias de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário