terça-feira, 3 de março de 2009

Novembro fica na memória...

...esperamos o dia em que tudo voltará a ser como antes, ou ainda melhor!

Diversas tecnologias foram e ainda são desenvolvidas buscando melhorar e ampliar os horizontes da comunicação. Num mundo globalizado, e na era digital a troca de informação é matéria primordial para o desenvolvimento das nações.
Num simples clicar de botão, informações são lançadas aos mais remotos cantos de nosso universo, aproximando e informando pessoas de qualquer lugar do planeta.
A internet certamente é um meio multimídia. Nos meios de comunicação online, referindo-se aos desastres de novembro de 2008, pude perceber que é um dos meios de comunicação mais precisos, rápido, pode ser acessado qualquer assunto, em qualquer lugar.
O SOS Santa Catarina, página especial do clicrbs, trouxe informações precisas. A cada instante novas informações eram lançadas.
Desde o dia 21 de novembro, notícias referente à enchente, deslizamentos, número de mortos, desalojados, situação das estradas e diversos meios multimidiáticos auxiliaram àqueles que precisavam e queriam ser informados sobre o que estava acontecendo no meio em que vivem.
No dia 21 as informações começaram a aparecer, de uma forma um pouco assustadora. Há meses chovia, mas não era de se imaginar que iríamos passar por esta situação. As notícias eram gerais, não focavam somente em alguma cidade. O foco era a tragédia, tudo que acontecia era lançado, tudo começou com os deslizamentos, que depois foram associados ao volume de água que fez desaparecer algumas cidades e deixou muitas em situação de emergência. O número de mortos começava a surgir e o desespero era cada vez maior.
Dia 22 de novembro as notícias não paravam, atualizadas por vezes de quinze em quinze minutos ou menos tempo. Todos fatos relacionados aos desastres estavam lá para informar e querendo ou não era assustador.
Já no dia 23 aproximadamente cinqüenta notícias diferentes marcaram o SOS Santa Catarina. Nada bons, alguns traziam calma naquele momento, algumas localidades recebiam ajuda de outros estados e a Defesa Civil tentava ajudar de forma ágil e com muita força.
No dia 24, segunda-feira mais de oitenta notícias foram atualizadas. Vinte e quatro horas de jornalismo, dentre elas já podíamos conferir como tudo ia se reerguendo.
Nas catástrofes, muitos telefones não funcionavam, celulares ficavam sem bateria por falta de energia para carregá-los, a rádio nem sempre sintonizava e ainda quando tínhamos com ouvir as notícias, neste meio não poderíamos visualizar fotos ou vídeos. Nas emissoras de TV, quem não possuía transmissão local, não tinha informações a cada instante.
Já a internet, trouxe notícias atualizadas, muitos sites noticiários de minuto em minuto, com fotografias, vídeos, infográficos e uma linguagem direta, já que naquele momento de tensão precisávamos saber de como as coisas decorriam.
De 21 de novembro até a presente data (03/03/09), foram publicadas aproximadamente 1150 mil notícias.
Outro benefício é que as informações podiam ser pesquisadas e vistas em diversos sites e portais, a múltipla escolha.
Para o jornalista, o mundo digital através de ferramentas como a internet, vem auxiliar na troca de informações, praticamente em tempo real, sendo uma excelente fonte de pesquisa. É necessário, entretanto, que o profissional seja criterioso na seleção do que irá utilizar como base para seus trabalhos, uma vez que é formador de opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário