terça-feira, 3 de março de 2009

Cobertura da UOL sobre a Enchente em Blumenau

Cobertura da UOL sobre a Enchente em Blumenau

Chuvas deixam oito mortos em SC; 4.388 pessoas estão desalojadas
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou mais cinco mortes na manhã deste domingo em decorrência das chuvas que atingem o Estado. Quatro pessoas morreram em Blumenau e uma em Garuva, todas por soterramento. Neste sábado (22), a Defesa Civil já havia confirmado a morte de outras três pessoas por causa das chuvas.
Segundo a Defesa Civil, um homem morreu soterrado em Brusque. Ele ainda não foi identificado, mas aparenta ter 30 anos. Em Blumenau, uma garota de seis anos e um adolescente de 16 anos morreram soterrados.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u470663.shtml


Sobe para 11 o número de mortos pelas chuvas em SC; Estado tem 7.556 desalojados
As fortes chuvas que atingem Santa Catarina provocaram as mortes de onze pessoas, segundo a Defesa Civil. Por volta das 13h deste domingo, o órgão já registrava 2.311 desabrigados e 5.245 desalojados, ou seja, 7.556 tiveram de ser retiradas de suas casas.
Ao todo, mais de 1.500.000 de pessoas foram afetadas pelas chuvas. De acordo com a defesa Civil, três municípios estão isolados: Rio dos Cedros, Pomerode e Benedito Novo.
Devido aos estragos provocados pela chuva, o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) decretou neste sábado (22) situação de emergência em todo Estado. O decreto é válido por 180 dias.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u470663.shtml

SC deve ter chuvas até quarta-feira, diz Defesa Civil
As chuvas devem continuar a atingir o Estado de Santa Catarina até a quarta-feira, diminuindo a intensidade a cada dia, com o retorno do sol, segundo informações da Defesa Civil do Estado. Durante este período, são esperados volumes em torno de 5 e 10mm a cada seis horas, totalizando 40 a 60mm em 60 horas. Em algumas áreas, os valores podem ser um pouco superiores aos previstos. Apesar de diminuir o volume de chuvas, a situação ainda é crítica, pois o nível dos rios continua subindo. No setor leste do planalto norte, litoral norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, o tempo segue instável com muita nebulosidade e condições de chuva, porém, com volume bem menor do que o que vem ocorrendo.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/24/ult4469u33659.jhtm

Sobe para 39 número de vítimas das chuvas em SC
Subiu para 39 o número de vítimas dos deslizamentos, desabamentos e enchentes causados pelas chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, até as 11 horas, havia 12.484 desabrigados e 7.405 desalojados, com mais de 1,5 milhão de pessoas afetadas. Os municípios de Rio dos Cedros, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo continuam isolados.
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique Silveira (PMDB), disse hoje que os deslizamentos de terra são o fator mais dramático das chuvas que atingem o Estado. "Quatro meses de chuva batida, sem parar, estão dissolvendo a terra e as casas estão desabando", afirmou hoje, em entrevista à Rede Eldorado de Rádio.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/24/ult4469u33663.jhtm

Chuvas já provocaram 46 mortes em Santa Catarina
Subiu para 46 o número de vítimas fatais dos deslizamentos, desabamentos e enchentes causados pelas chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, em boletim das 13h47, há 12.484 desabrigados e o total de desalojados chegou a 7.425. Mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas no Estado desde sexta-feira.
As constantes chuvas provocaram o corte no fornecimento de energia elétrica a 160 mil consumidores em Santa Catarina por causa de danos causados à rede ou por motivo de segurança, atendendo a pedido da Defesa Civil, informou hoje a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). A região mais atingida é a de Blumenau, onde há 61 mil consumidores sem luz.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/24/ult4469u33668.jhtm

Serra diz querer enviar ajuda a vítimas das chuvas em SC
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou que pretende enviar "a ajuda possível" às vítimas das chuvas que atingiram Santa Catarina. "Eu pedi para a Casa Militar entrar em contato com Blumenau para oferecer a ajuda possível", disse Serra, durante vistoria de obra da Linha 4 da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) na praça da República, região central da capital paulista.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/24/ult4469u33670.jhtm

Defesa Civil aponta 49 mortes por causa da chuva em SC
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que chega a 49 o número de mortos em deslizamentos, desabamentos e enchentes decorrentes da chuva no Estado. O número de desabrigados - pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos - subiu para 14.584 e os desalojados - os que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares - são 7.425. Também subiu para cinco o total de municípios isolados: Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/24/ult4469u33673.jhtm

PR e RS enviam homens e mantimentos para SC
Um grupo de 139 homens da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Ambiental, da Companhia de Choque e da Defesa Civil do Paraná está pronto para ajudar no socorro às vítimas das chuvas em Santa Catarina. Parte desse grupo já estava atuando hoje em Itajaí, Joinville e Gaspar. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também informou que enviará 70 carretas carregadas de colchões e mantimentos, além de kits de limpeza, para o Estado catarinense, onde as mortes causadas pelas chuvas já chegaram a 50.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/24/ult4469u33677.jhtm

Governo federal prepara MP de ajuda às vítimas em SC
O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, aproveitou a reunião ministerial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para acertar os termos da medida provisória (MP) que vai destinar recursos federais ao socorro das vítimas das enchentes em Santa Catarina e à recuperação da infra-estrutura do Estado. "Nesta fase mais emergencial, estamos dando mais atenção às pessoas, mas já contatei o Planejamento e recebi sinal para levantar o que pode ser liberado para obras de infra-estrutura, como a recuperação de pontes e rodovias", anunciou ele, pouco antes de embarcar da Base Aérea de Brasília para Florianópolis.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/24/ult4469u33685.jhtm

Chuvas deixam ao menos 59 mortos em Santa Catarina
Pelo menos 59 pessoas morreram vítimas das fortes chuvas que atingiram Santa Catarina e provocaram enchentes e deslizamentos de terra desde a última semana, informou nesta segunda-feira a Defesa Civil do Estado.
Mais de 60 municípios foram atingidos, dos quais cinco estão isolados pelas águas, e há mais de 1,5 milhão de pessoas afetadas. Segundo a Defesa Civil, mais de 43 mil pessoas estão desabrigadas (14.511) ou desalojadas (28.543) em todo o Estado.
"Santa Catarina enfrenta a pior tragédia climática da história", disse o governador do Estado, Luis Henrique da Silveira (PMDB), em entrevista coletiva, segundo a página da Defesa Civil na Internet.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/reuters/2008/11/24/ult27u68836.jhtm

Enchentes em SC 'são reflexo de mudanças na Amazônia', diz 'Clarín'
As enchentes em Santa Catarina, que mataram dezenas de pessoas e deixaram milhares desabrigadas, são sinal de que o impacto do aquecimento global sobre a Amazônia já está tendo um reflexo sobre o clima da América do Sul, diz artigo na edição desta terça-feira do jornal argentino, Clarín.
http://noticias.uol.com.br/bbc/reporter/2008/11/25/ult4905u576.jhtm

Lula envia ministros para SC e pede 1 minuto de silêncio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a três ministros que desembarcassem hoje em Santa Catarina para avaliar os estragos causados pelas fortes chuvas e para montar um plano de ação na região.
Devem chegar ainda hoje ao Estado os ministros Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), Jorge Armando Félix (Gabinete de Segurança Institucional) e Alfredo Nascimento (Transportes).
Lula encerrou uma conferência na noite de ontem em Brasília com o pedido à platéia para que fosse feito um minuto de silêncio em memória das vítimas. O presidente afirmou ter obtido do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB), a informação de que o número de mortos devido às enchentes chega a 51, e que 90% da cidade de Itajaí e arredores estão debaixo d'água. O número de mortos no Estado já chegava a 65.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471252.shtml

SC tem quatro municípios em calamidade pública
Os municípios de Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento e Camboriú, em Santa Catarina, declararam estado de calamidade pública por causa das fortes chuvas. Outros oito estão em emergência: Balneário de Piçarras, Canelinha, Indaial, Nova Trento, Penha, Paulo Lopes, Presidente Getúlio e Rancho Queimado.
Estão isolados os municípios de São Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo. Os deslizamentos, desabamentos e enchentes já deixaram 65 mortos no Estado, segundo a Defesa Civil estadual. Santa Catarina tem mais de 52 mil desalojados ou desabrigados e mais de 1,5 milhão de pessoas sofrem as conseqüências do excesso de chuvas desde sexta-feira.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/25/ult4469u33717.jhtm


Sobe para 67 o número de mortos no Estado de Santa Catarina

O número de pessoas mortas pelas chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina subiu para 67, segundo boletim divulgado às 11h54 desta terça-feira pela Defesa Civil Estadual. As duas pessoas morreram afogadas hoje em Itajaí.
O número de pessoas desalojadas ou desabrigadas também é grande: de acordo com a Defesa Civil, 52.388, sendo que 22.776 estão desabrigados --tiveram danos em suas casas e foram encaminhadas para abrigos por não ter para onde ir-- e 29.612 estão desalojados --foram encaminhados para casas de parentes ou amigos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471394.shtml

Dilma: Forças Armadas trabalharão no auxílio em SC
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, informou hoje em entrevista coletiva que o governo federal determinou, em conjunto com o Ministério da Defesa, a utilização de homens e equipamentos da Aeronáutica e do Exército no atendimento às vítimas de enchentes e deslizamentos em Santa Catarina. O governo, de acordo com Dilma Rousseff, está prestando "toda solidariedade às vítimas e às famílias delas, de um modo geral." Ela observou que, além do problema das enchentes, há o da falência da infra-estrutura em vários pontos do Estado.
A ministra observou que o drama não está apenas no efeito momentâneo da tragédia, pois as enchentes têm conseqüências posteriores na vida das pessoas. Os militares mobilizados por Brasília trabalham, segundo Dilma, tanto no socorro às vítimas e no transporte de víveres e remédios como na recuperação da infra-estrutura.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/25/ult4469u33729.jhtm

Governo anuncia R$ 40 milhões para reparos em rodovias de Santa Catarina
O governo federal anunciou que vai liberar cerca de R$ 40 milhões para a recuperação das rodovias federais danificadas pelas chuvas que atingem Santa Catarina desde sexta-feira (21).
O anúncio foi feito hoje pela manhã em Florianópolis (SC) pelo ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, que está no Estado para verificar a situação das vítimas e os pontos das rodovias federais atingidas (BRs 470, 282 e 101) pelas chuvas.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471490.shtml

Força-tarefa de 40 bombeiros de SP será enviada a SC
Uma força-tarefa composta por 40 homens do Corpo de Bombeiros de São Paulo partirá ainda hoje para Itajaí, em Santa Catarina, para auxiliar nos trabalhos de resgate de vítimas das chuvas. Eles seguirão em um ônibus, duas viaturas e um caminhão para o abastecimento de combustível. De acordo com a Defesa Civil catarinense, as chuvas no Estado causaram desabamentos e enchentes que mataram 83 pessoas e deixaram 54.039 moradores sem casa - 22.952 desabrigados e 31.087 desalojados.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/25/ult4469u33748.jhtm

Situação em Santa Catarina é de verdadeira catástrofe, diz senadora
Após sobrevoar nesta terça-feira a região mais atingida pelas chuvas em Santa Catarina, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) afirmou que a situação no Estado é de "verdadeira catástrofe".
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471585.shtml

Supermercados de Itajaí (SC) são saqueados; 8.000 estão desalojados na cidade
A Polícia Militar do município de Itajaí, no litoral de Santa Catarina, registrou nesta terça-feira quatro saques a supermercados: três em pequenos estabelecimentos e outro em um supermercado de grande porte.
Segundo o major da PM de Itajaí, Edinaldo Santos, os saques aconteceram em virtude da situação crítica da cidade, que é um dos municípios mais atingidos pelas fortes chuvas. De acordo com o boletim da Defesa Civil divulgado na noite de hoje, duas pessoas morreram na cidade e mais de 8.000 estão desalojados ou desabrigados no município.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471627.shtml

Governo de São Paulo envia o terceiro helicóptero para Santa Catarina
O Estado de São Paulo enviará para Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira (26), o terceiro helicóptero, um "pelicano" - este da Polícia Civil - para ajudar no resgate às vitimas das enchentes. Na manhã de hoje, outros dois helicópteros da Polícia Militar com nove policiais foram para Navegantes auxiliar a Defesa Civil.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471646.shtml


Repórter relata cenário de desolação em trajeto a Blumenau (SC)
A liberação das rodovias que permitem o acesso da cidade de Navegantes a Blumenau --em Santa Catarina-- fez com que, às 10h48 desta terça-feira, a reportagem, em um táxi, desse início a uma viagem ao epicentro da tragédia das chuvas em Santa Catarina.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471659.shtml

Porto de Itajaí (SC) parado causa prejuízos de US$ 166 milhões
O porto de Itajaí, no litoral de Santa Catarina, já contabiliza cerca de US$ 166 milhões em prejuízos por causa das fortes chuvas que atingem o Estado. Não há fluxo de navios desde a quinta-feira (20) da semana passada em decorrência das enchentes e de estragos no cais.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471670.shtml

Presos se revoltam com falta de comida em Itajaí (SC)
Em Itajaí, uma das cidades de Santa Catarina mais atingidas pelas chuvas, detentos do presídio do município ameaçaram uma rebelião por falta de água e comida ontem. A Polícia Militar foi chamada e disse que controlou a situação depois que um abastecimento emergencial foi feito na unidade prisional.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471672.shtml

Grupo de 160 pessoas é resgatado em Santa Catarina; 84 morrem devido às chuvas
Um grupo de 160 pessoas foi resgatado na noite de terça-feira do alto do Morro do Baú, em Luiz Alves (SC). Balanço da Defesa Civil Estadual contabiliza 84 mortos devido às chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471719.shtml
Força Nacional de Segurança segue hoje para SC

A Força Nacional de Segurança Pública envia nesta tarde(26) a Santa Catarina um grupo de 45 homens especializados em busca e salvamento para ajudar no socorro às vítimas das enchentes que castigam várias regiões do Estado há três dias. O grupo levará 12 cães farejadores, treinados para a busca de pessoas em áreas de desastres.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/11/26/ult4469u33779.jhtm


Governo de Santa Catarina orienta que população beba água de piscina

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina emitiu uma orientação à população para que beba água de piscinas. Segundo a pasta do governo estadual, se a água estiver clorada e limpa, ela pode ser utilizada para consumo e para preparar alimentos. A orientação é de que antes do uso, ela seja fervida durante ao menos dez minutos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471840.shtml

Santa Catarina pede doação para vítimas de enchente; saiba como ajudar
A Defesa Civil de Santa Catarina pede doações de água potável, médicos voluntários e dinheiro aos municípios atingidos pelas chuvas. Com acessos interditados, há, no entanto, dificuldade para a entrega dos materiais. Com isso, Defesa Civil Estadual pede para os interessados priorizem as doações em dinheiro nas contas bancárias.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471829.shtml

Lula muda agenda e visita áreas alagadas de Santa Catarina
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou às 14h40 desta quarta-feira na cidade de Navegantes, onde inicia sua visita ao Estado de Santa Catarina, para ver a situação das vítimas das chuvas que já deixou 86 mortos em todo o Estado. A Defesa Civil estima em 30 o número de desaparecidos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471934.shtml

Governo edita MP para liberar R$ 2 bi para vítimas de enchentes em SC
O governo federal informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar hoje uma Medida Provisória com o objetivo de liberar quase R$ 2 bilhões para "enfrentar a situação de calamidade pública que se abateu sobre a população do estado de Santa Catarina e também de outras regiões que eventualmente passem por problemas semelhantes neste verão".
http://economia.uol.com.br/ultnot/valor/2008/11/26/ult1913u98164.jhtm


Alunos: Jailson, Edilene e William.

Nenhum comentário:

Postar um comentário