segunda-feira, 9 de março de 2009

Análise das notícias publicadas sobre a Tragédia no Blog da Rádio Atlântida

Sábado, 22 de Novembro de 2008
No primeiro dia foi postado um boletim sobre o tempo em Santa Catarina. A previsão no sábado e domingo será de muitas nuvens e muita chuva devido à umidade que vem do mar. Informarão a população para permanecer em alerta devido a instabilidade do tempo.

Domingo, 23 de Novembro de 2008
O blog da rádio Atlântida retirou informações do site da Prefeitura Municipal de Blumenau (blumenau.sc.gov.br).
Informado a previsão do tempo para o domingo, onde a previsão é para chuva entre o Meio Oeste e o Litoral catarinense, mas será mais intensa no Norte do estado. E também a tendência para os próximos três dias.
Foi postado uma relação de abrigos da cidade de Blumenau. Primeiramente os pessoas desalojadas serão abrigadas na casa dos vizinhos, parentes e abrigos da defesa civil. Para os que forem para os abrigos levarem o necessário para o uso do dia a dia, como: material de higiene pessoal, cobertores, roupas, remédios.
Foram passadas informações sobre as Rodovias Estaduais, entre o Litoral e o Médio Vale do Itajaí. A situação é considerada crítica devido a quantidade de chuva, já foi contabilizado 4.388 desabrigados e oito mortes confirmadas. O nível do Rio Itajái-açu está com nove metros acima do normal.

O Blog: outras informações atualizadas no site: www.defesacivil.sc.gov.br

Segunda-feira, 24 de Novembro de 2008
Neste dia foram postadas muitas informações, a grande parte delas é direcionada a cidade de Blumenau. Foi passada uma relação da Vigilância Sanitária alertando as pessoas como: ferverem a água antes de beber, não consumir alimentos em contato com a água contaminada. Já são 15 casas soterradas. O Nível do rio abaixou esta com 10,00 metros.
Previsão do tempo constatou que o sol pode aparecer em algumas regiões de Blumenau. Foi postado um vídeo para entender a chuva. Informado que as aulas foram canceladas

Terça-feira 25 de Novembro de 2008.
A Secretaria de Educação informa a comunidade que as atividades dos centros de educação infantil e das escolas municipais estão suspensas até a próxima sexta-feira, dia 28. Foi informado que todos os profissionais no setor técnico administrativo municipal devem apresentar ao seu locar de trabalho para auxiliar no que for possível.
A Defesa Civil divulgou boletim informando que o nível do Rio Itajaí-Açu atingiu a marca de 8,40 metros às 23h desta segunda-feira (24), no Centro de Blumenau.

Quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Neste dia tiveram nove postagens com informações de como ajudar os desabrigados. O primeiro post contém os números da contas bancárias disponibilizadas para doações em dinheiro. Foi postado também um vídeo de um desmoronamento em Blumenau. Os próprios blumenauenses se encarregaram de enviar as fotos e vídeos para os radialistas.

Quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Neste dia tiveram oito postagens com informações mais voltadas para o transporte público e o endereço dos abrigos. Neste período as publicações começam a ter um caráter de orientação.

Sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Neste dia não houve postagens sobre o assunto.

Sábado, 29 de novembro de 2008
Neste dia foram postadas apenas duas fotos da tragédia. Após esta data as postagens sobre a tragédia foram focalizadas em apenas um blog, que uniu todo o Grupo RBS.

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=24&template=3948.dwt&tipo=1&section=Blogs&p=1&coldir=2&blog=330&topo=3994.dwt&uf=2&local=18

Nenhum comentário:

Postar um comentário