segunda-feira, 2 de março de 2009

COBERTURA JORNALISTICA DA IMPRENSA NAS ENCHENTES DE NOVEMBRO DE 2008

COBERTURA JORNALÍSTICA DA IMPRENSA NAS ENCHENTES DE NOVEMBRO DE 2008

Acredito que a imprensa blumenauense, dentro do possível, fez uma grande cobertura sobre a tragédia. Todos os profissionais se empenharam e uniram-se com um único propósito: informar e orientar o público sobre as causas e efeitos de uma tragédia. Depois que as notícias começaram a ganhar repercusssão, muitas emissoras atentaram, de fato, para o que estava acontecendo por aqui.

Vejamos o que escreveu José Nello Marques, em seu blog Credibilidade. “ Venho demonstrar a nossa revolta pelo DESCASO da Rede Globo em divulgar a tragédia que ocorre em Santa Catarina. Enquanto milhares de pessoas estão desabrigadas, dezenas têm morrido numa tragédia que já se mostra muito maior do que a “famosa” enchente de 1983, a Rede Globo mostra no Fantástico e Jornal Nacional a “pequena enchente” em Santa Catarina, preferindo dar destaque ao caso ridículo do Dudu Nobre (Fantástico do dia 23/11.).

Não sei até onde essa crítica teve repercussão, mas é bom lembrar que a Globo passou a tratar a enchente de forma diferente. Até o William Bonner veio para Blumenau. Abriu e fechou o Jornal Nacional “ ao vivo “ da prefeitura. Com atraso,ou não, há de se louvar a procupção e a iniciativa.

Ao mesmo tempo, a Globo prestou um desserviço ao instalar todo o QG do programa Mais Você, capitaneado por Ana Mária Braga, em plena avenida Beira Rio. Como resultado, trânsito parado e nada de concreto para auxiliar as vitimas.

As informações sobre as enchentes foram divulgadas pela Vikipédia e correram ao mundo dessa maneira: “ As enchentes afetaram em torno de 60 cidades e mais de 1,5 milhões de pessoas no estado de Santa Catarina, Brasil. 135 pessoas morreram, duas estão desaparecidas, 9.390 habitantes foram forçados a sair de suas casas para que não houvesse mais vítimas e 5.617 estão desabrigados. Até o momento, foram confirmadas 106 mortes.

Acadêmico: Emerson Layr Schelenski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário