segunda-feira, 2 de março de 2009

Enchente de Notícias

Pela primeira vez na história, tivemos uma cobertura totalmente online e independente. A internet mostrou sua maior competência: a rapidez. Blogs foram criados por jornalistas e não-jornalistas, com a missão de informar e ajudar a população num momento muito delicado. A cobertura das grandes empresas de comunicação foi prejudicada por problemas técnicos, como: queda de postes de energia, torres de telefonia, ruas interditadas. A iniciativa de todos, fez a diferença.Porém,tudo conspirou para a tragédia.

As notícias, que surgiam há todo momento, se desencontaram muitas vezes. Era impossível ter certeza de alguma coisa. Todos os bairros da cidade estavam isolados, esperando pelo socorro que não chegava. Nesta hora, apenas a rede da solidariedade( formada pela Furb e a TV Galega) estava no ar, e era o único meio de informação disponível. Muitos jornalistas trabalharam dia e noite, buscando averiguar todas as informações que iam chegando, mesmo sobre todas as dificuldades climáticas. Nenhuma cobertura pode ser feita com água chegando perto dos joelhos e a terra deslizando sobre a sua cabeça.

O caos e a desordem perjudicaram o trabalho jornalistico sobre a enchente em Blumenau. Esta tragédia mostrou que a nossa maior fragilidade é também aquilo que mais nos orgulhamos: nossa tecnologia. Quando ela nos deixou na mão, sentimos o gosto de um profundo desespero.E,na verdade, foi o medo o maior responsável pelas falhas na comunicação.

http://blogln.ning.com/profiles/blogs/enchente-em-blumenautemos-que
http://www.simviral.com/2008/11/alles-blau-um-blog-sobre-a-enchente-de-blumenau/
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL881606-5598,00-CHUVAS+EM+SANTA+CATARINA+COBERTURA+COMPLETA.html
http://tijoladasdomosquito.com.br/as-enchentes-de-blumenau-corrupcao-e-nao-atendimento-dos-desabrigados-dinheiro-arrecadado-nao-constroi-casas-veja-o-desabafo-da-escritora-blumenauense-urda-alice-klueger/
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/blogs.asp?id_blog=2&id=%7BD9D1E183-DC2A-4489-9DD7-D955A6C7EBB3%7D
http://anunciautos.com.br/4,603/como-garantir-o-seguro-do-carro-em-caso-de-enchente/

Um comentário: