terça-feira, 17 de março de 2009

Pautando as tragédias de novembro passado

Através dos profissionais do SOS Santa Catarina que tiveram a tarefa de pautar através da Agenda Seeting à respeito das enchentes de 2008, percebemos que com relação ao tema não foi fácil a seleção de notícias.
Certamente por semanas os noticiários focavam somente em enchente, deslizamentos, mortes, desabrigados.
Como já vimos a Agenda Seeting, é a capacidade, necessidade e poder dos profissionais dos meios de comunicação em pautar os temas que serão "lançados" no cotidiano dos leitores, ouvintes, ou seja, em qualquer meio de informação que a pessoa tem acesso.
O meio então será responsável por determinar o foco e a opinião dos "clientes"- leitores, telespectadores, ouvintes, entre outros.
Esta seleção da notícia precisa ser criteriosa, em ralação as enchentes de 2008, os profissionais usaram muito a ética. Apesar se relatar e trazer a sociedade sobre os acontecimentos diários, dificilmente se via imagens de pessoas mortas ou sendo tiradas de escombros. Isso não iria acrescentar em nada. É preciso manter o respeito com as famílias e não veicular imagens tão impactantes. Que chocam a sociedade apesar da curiosidade de ver coisas mórbidas.
O SOS Santa Catarina, página especial do clicrbs, trouxe informações precisas e a cada instante novas informações eram lançadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário